Detran apresenta ações educativas para vereadores de Curitiba 10/05/2017 - 16:00

As atividades do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) para o Maio Amarelo 2017 em Curitiba foram apresentadas aos vereadores da Capital paranaense nesta quarta-feira (10). O diretor-geral da autarquia, Marcos Traad, falou na sessão plenária do legislativo municipal e conversou sobre os esforços conjuntos para redução nos números de acidentes e mortes no trânsito.

“O Governo do Paraná investe em campanhas de grande impacto, atividades da Escola Pública de Trânsito pelo Sistema de Videoconferência e em ações educativas para crianças e adultos. Estamos trabalhando com a prefeitura nas ações do Balada Protegida e queremos nos aproximar ainda mais para que, juntos, possamos salvar mais vidas”, explicou ele.

“No ano passado registramos cerca de 28 mil vítimas de acidentes no Estado, sendo 5.212 só em Curitiba. Foram 56 mortes no trânsito da Capital. Acredito que só o trabalho conjunto e contínuo de conscientização pode fazer a diferença. Os vereadores são importantes na construção de leis mais eficazes, na cobrança de ações públicas e na divulgação das campanhas educativas à população”, lembrou Traad.

DETRAN –
O diretor-geral também mostrou os avanços do Departamento nos últimos seis anos e esclareceu dúvidas dos vereadores. O convite para a participação foi feito pelo vereador Serginho do Posto. “Esta visita completa a adesão da Câmara ao movimento Maio Amarelo. Temos discutido o assunto trânsito com frequência e apoiado diferentes ações neste sentido”, contou Serginho.

O vereador Goura falou sobre a importância da Via Calma para a cidade e sobre as políticas do Detran para os ciclistas. Em 2014, a autarquia tornou obrigatórias questões sobre o modal nos testes teóricos de direção, além de investir em cartilhas e materiais para este público.

O vereador professor Euler lembrou do trabalho para educação infantil, importante para a conscientização dos futuros motoristas. Segundo Traad, o Detran investiu mais de R$ 98 milhões em educação para o trânsito, incluindo um programa que atendeu 80 mil alunos da rede fundamental de ensino de diversos municípios paranaenses.

A vereadora Maria Letícia falou sobre o curso de reciclagem de condutores infratores e o vereador Felipe Braga Cortes cobrou a criação de um convênio entre Detran e Prefeitura de Curitiba para ampliar a atribuição da Guarda Municipal na fiscalização do trânsito.

ATIVIDADES -
Durante todo este mês, acontecem palestras, blitz educativas, passeatas, passeios ciclísticos, apresentações de teatro, músicas e brincadeiras educativas. Na sexta-feira (12), o Detran e a Associação Comercial do Paraná realizam blitz educativa para pedestres na Rua XV de Novembro, a partir das 10h.

A programação do Maio Amarelo prevê ações em todas as regiões do Paraná e está disponível no site DETRAN.