Detran apresenta Rede de Ações Educativas de Trânsito para 2016 19/02/2016 - 16:50

A fim de ampliar ações de educação e segurança no trânsito no Estado, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) apresentou nesta sexta-feira (19), a formação de uma Rede de Ações Educativas de Trânsito. Além de firmar parcerias, a iniciativa organiza e executa uma série de atividades educacionais e comunitárias de trânsito para todo o Estado.

Entre os participantes estavam os representantes do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Secretaria da Saúde (SESA), Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e Sindicato dos Proprietários dos Centros de Formação de Condutores (CFCPR).

“A rede surgiu para unir e potencializar esforços intersetoriais do Estado. Queremos alcançar diferentes segmentos da sociedade, com o objetivo de reduzir o número de vítimas de acidentes de trânsito em todo o Estado”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

A ideia da rede é promover um calendário/cronograma de ações educativas, mantendo em cada semestre, eventos já estabelecidos e de referência no âmbito do trânsito – Maio Amarelo e Semana Nacional de Trânsito, e incorporar a este cronograma, outros eventos já existentes nos calendários de ações dos órgãos parceiros da rede.

A estruturação do rede será iniciada a partir da divisão do Estado em Núcleos Regionais e municípios polos nos respectivos Núcleos para o estabelecimento de parcerias e gerenciamento das ações.

Para o planejamento e execução das ações e levando em consideração que cada órgão tem uma divisão regional do Estado, de acordo com suas demandas e necessidades, cada parceiro identificará possíveis cidades polo e agentes que coordenem cada núcleo regional e proponham datas alusivas para a agenda positiva que estejam relacionadas ao trânsito.

Paralelamente, a implantação da rede serão realizadas no Núcleos Regionais, reuniões de planejamento das ações, sendo apresentado no final de cada ano, os trabalhos, resultados e novos planejamentos em um Fórum Permanente junto a Coordenação Geral, na qual o Detran é um dos membros permanentes, para que medidas complementares sejam fortalecidas.

“Cada entidade tem a sua visão sobre os programas de segurança no trânsito, por isso unir estas informações e fazer com que estas entidades estejam envolvidas nos permitem atingir um maior número de pessoas de forma pontual e diminuir as mortes em acidentes de trânsito”, pondera o vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil.