Detran-PR e Crea-PR iniciam tratativas para firmar termo de cooperação 14/07/2021 - 16:37

Crea-PR irá capacitar servidores do Detran e agentes fiscalizadores para que os laudos atendam os interesses do cidadão.

Na manhã desta quarta-feira (14), o diretor de operações do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Adriano Furtado, reuniu-se com o presidente do Conselho, eng. civ. Ricardo Rocha e representantes para alinhar futuros convênios com o órgão.

A ideia da criação deste termo de cooperação nasceu de uma necessidade de melhora da fiscalização e legislação no que tange a engenharia dentro da área de inspeção veicular. Esse trabalho é realizado por profissionais engenheiros mecânicos que avaliam a condição de veículos sinistrados.

De acordo com a Resolução 810 do Contran, existe uma classificação para estes veículos: a Pequena monta, que é referente a veículos que sofreram pequenos danos; a Média monta, que é relacionada a um maior dano mecânico e estrutural; e a Grande monta, que é quando ocorre a perda total de veículo. “Foi nos informado que não estavam tendo o cuidado necessário nos casos práticos, como um veículo irrecuperável vindo com laudo classificado como média monta, por exemplo. Uma das nossas intenções com este convênio é de levar o Detran para dentro da Câmara visando elaborar procedimentos mais assertivos com relação a estas avaliações”, comentou o presidente do Crea.

O termo, que ainda será construído pelo Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Crea, terá várias frentes. Destaque para a melhora da fiscalização desses laudos, disseminação de boas práticas da engenharia mecânica através desse intercâmbio com a Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM) e a disponibilização de cursos on-line sobre o assunto tanto para os profissionais do Detran quanto para os profissionais registrados no Conselho.

Segundo o diretor de operações do Detran-PR, Adriano Furtado, este convênio é benéfico para ambas as partes pois traz clareza a este assunto, além de atender o interesse do cidadão, que é de ter seu veículo devidamente avaliado com relação à questões de segurança. “Para solucionar este problema, solicitamos ao Crea, que é o órgão habilitado para nos orientar nesta matéria, para que se firme um convênio a fim de termos laudos melhores elaborados. Foi acordado, então, que este convênio se dará com troca de informações sobre o engenheiro que assina a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), troca de banco de dados, capacitação e regulamentação por meio da criação de norma técnica junto à ABNT”, finaliza Furtado.

O Crea-PR se colocou inteiramente à disposição para capacitar tanto os servidores do Detran, de áreas administrativas e vistoriadores, como policiais militares e policiais rodoviários estaduais e federais.

Participaram também da reunião o coordenador de veículos do Detran, Márcio Amaro, Viviane Felix, e Paulo de Moraes da coordenadoria de veículos, Marcel Costa da coordenadoria de engenharia do Detran, o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM), eng. mec. Ayrton Pontes, e o gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes