Detran Fácil é premiado no principal fórum nacional de informática pública 08/10/2015 - 15:40

O Governo do Estado, por meio da Celepar, foi um dos vencedores da 14 ª edição do Prêmio e-Gov, na categoria e-Serviços Públicos. O prêmio, para o portal de serviços Detran Fácil, foi entregue nesta quarta-feira (07), na abertura do 43ª Seminário Nacional de TIC (Secop), promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em Salvador.

Neste ano, foram inscritos 114 trabalhos, experiências aplicadas nos governos federal, estadual e municipal. O Paraná teve selecionado dois projetos entre os 16 finalistas. Além do Detran Fácil, a outra solução classificada foi a do case de Business Intelligence para o Sistema de Medidas Socioeducativas da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

De acordo com o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, o prêmio representa o reconhecimento nacional às inúmeras inovações do Detran Fácil. O sistema, explica ele, foi desenvolvido por uma equipe criativa e ousada, capaz de associar as novidades obtidas em pesquisas teóricas ao aspecto prático de servir ao cidadão de forma ágil e simples.

“É também um prêmio que reconhece os gestores do Detran do Paraná, que abraçam as ideias de uso intenso de tecnologia em seus negócios e revolucionam a forma do órgão funcionar", disse Jacson.

DETRAN FÁCIL - O portal Detran Fácil foi lançado em outubro de 2014 com 22 serviços disponíveis. Entre eles, alteração de endereços, tanto de veículos quanto do condutor; caixa postal eletrônica oficial, para receber comunicados, informações, notificações; recurso de multas on-line; histórico de multas de um veículo; consulta aos proprietários anteriores de um veículo; histórico de serviços do Detran para o CPF do usuário; minha CNH, com todos os dados do condutor e exames; e meus veículos, trazendo os dados de todos os veículos do CPF do usuário no Detran.

O sistema permite que os usuários façam, sem sair de casa, a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), CNH definitiva, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e emitam a Permissão Internacional para Dirigir, além de consultas e agendamentos.

O Detran Fácil já reduziu pela metade o número de atendimentos realizados de forma presencial para estes quatro serviços. Até agosto deste ano, foram cerca de 100 mil processos finalizados, o que reduziu o tempo de espera nas unidades da autarquia em Curitiba, Londrina e Maringá. Quem utiliza portal on-line, além de ganhar tempo, evita deslocamentos desnecessários.

“O Detran Fácil já tirou milhares de cidadãos dos balcões das unidades do departamento e diminuiu o tempo de espera por serviços em até duas horas”, diz o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. “O prêmio reforça os investimentos que o Governo do Estado tem feito na área de tecnologia da informação, a fim de proporcionar um melhor atendimento ao usuário e desburocratizar o acesso aos serviços do órgão de trânsito.”

PRÊMIO - Criado em 2002, o prêmio e-Gov está na 14ª edição e reconhece o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federal, estaduais e municipais. Além disso, busca divulgar iniciativas de modernização da gestão pública que reflitam em benefícios aos cidadãos, pelo uso das tecnologias da informação e comunicação.

Entre os critérios analisados pela comissão julgadora no caso de projetos inscritos para o segmento e-Serviços Públicos estão amplitude social, interatividade, diversidade, relevância, grau de modernização das aplicações e rotinas, velocidade e efetividade dos serviços prestados. Ineditismo, democratização de acessos, interação com o governo, facilidade de acesso, qualidade técnica da iniciativa, segurança, impacto e resultados e possibilidade de replicação, também são indicadores avaliados.

SECOP - Com o tema Governo Inteligente: Colaboração e Soluções Inovadoras em TIC, o Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública, principal fórum brasileiro de informática pública, está em sua 43ª edição. A programação vai até sexta-feira (09), em Salvador. No ano passado, em maio, foi realizado em Foz do Iguaçu, e a Celepar respondeu pela organização.

O evento conta com a participação de gestores públicos, pesquisadores e profissionais das entidades estaduais de tecnologia da informação e permite o aprimoramento das políticas de informática, de modelos de informatização e do papel da tecnologia da informação no aperfeiçoamento da gestão pública e no atendimento ao cidadão. O presidente da Celepar é um dos debatedores do painel Governo Digital.