Detran Fácil atinge marca de 1,5 milhão de processos online 16/12/2014 - 14:51

O Departamento de Trânsito do Paraná chegou nesta terça-feira (16) a marca de 1,5 milhão de serviços realizados pelo sistema Detran Fácil. Desde maio de 2011, quando foi lançado, 1.500.492 pessoas deixaram de se deslocar até uma sede física do órgão, diminuindo a burocracia nos processos e reduzindo em até duas horas o tempo de espera em algumas unidades da autarquia.

“O número foi alcançado antes mesmo das nossas expectativas, já que imaginávamos chegar a ele só no final deste ano. Assim, comprovamos que o serviço online foi aceito pela população, que funcionam, são práticos e confiáveis”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Nos últimos 43 meses, o uso dos serviços online aumentou mais de 1.450% e a média mensal de acessos cresceu gradativamente: foram 6 mil solicitações por mês no primeiro ano, 13 mil em 2012, 39 mil em 2013 e neste ano já são mais de 65 mil acessos mensais.

Hoje, o Detran Fácil permite fazer emissão definitiva da Carteira da Nacional de Habilitação (CNH); segunda via da CNH; Permissão Internacional para Dirigir; Renovação da CNH; Segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV); Agenda de Curso de Reciclagem; Mudança de Endereço; e Defesa de suspensão e cassação de CNH; e defesa de infrações estaduais.

NOVIDADES - A nova plataforma do sistema, lançada no final de novembro, agora permite que o usuário mantenha seu cadastro sempre atualizado e que o Detran entre em contato via email e mensagem SMS, avisando sobre vencimento da habilitação, andamento de processos e resultados de provas e exames. Além disso, o usuário pode se conectar via Facebook, Twitter e Google+. Em menos de um mês, foram 2.648 usuários cadastrados e 6.325 serviços solicitados

O motorista Cleyton Pereira da Silva foi o primeiro paranaense a fazer o recurso de multa online. “Foi muito tranquilo. O sistema tem as informações e todo o histórico de multas do veículo, o que me ajudou na defesa. Além disso, por ser no computador, consegui produzir o texto com paciência, preparei melhor meus relatos e tudo ficava salvo. Muito bom”, avalia.

O usuário Leandro Ferreira dos Santos utilizou o Detran Fácil em um recurso de multa online para recorrer à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI). “Eu trabalho em um local que fica longe do Detran e dos postos de atendimento. O serviço online agilizou a solicitação e eu não precisei ir a uma sede do órgão para conseguir o atendimento desejado o que facilitou minha vida”, conta.

DÉBITO – Outra novidade é que, desde o dia 11 de dezembro, o pagamento de guias de recolhimento do Detran pode ser feito também em terminais de autoatendimento para usuários que possuem cartão de débito do Banco do Brasil. Por enquanto são cinco equipamentos com a tecnologia e o Detran já prepara outros 95 até o fim do ano.

O Departamento possui hoje 200 terminais de autoatendimento distribuídos em Ciretrans e locais de grande circulação, como shoppings, mercados e prefeituras, em 165 cidades do Estado. Nos dois últimos anos foram realizados 640 mil serviços via Detran Fácil nos equipamentos.