Delegacia de Delitos de Trânsito é nova parceira do Detran em educação 25/08/2017 - 10:30

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) iniciou esta semana uma nova parceria para educação de trânsito de crianças e adolescentes. A Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) passa a integrar o roteiro de visitas que apresentam o trabalho da autarquia, do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran) e ensinam sobre comportamento prudente e seguro nas ruas.

“Com a parceria do Dedetran oferecemos uma visão mais ampla sobre o trânsito. Além de falar sobre o processo de habilitação, de multas, de fiscalização, também vamos poder abordar os efeitos dos crimes de trânsito, como dirigir sem ser habilitado, sob efeito do álcool e as consequências legais dos atropelamentos”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

VISITA –
Na última quinta-feira (24), cerca de 27 crianças do 4º ano do ensino fundamental participaram de palestra interativa sobre as atividades do Detran e responderam em um diálogo descontraído de questões de segurança no trânsito. Depois, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e veículos do BpTran e o pátio de veículos dos dois órgãos.

Na primeira visita na delegacia de trânsito, os alunos fizeram uma atividade prática de investigação que distribui as pistas pelos setores.

MULTIPLICADORES - Para o delegado do Dedetran, Vinicius Augustus de Carvalho essa é uma oportunidade para o Estado se aproximar dos alunos do ensino fundamental e médio de Curitiba e Região Metropolitana. “Trazer as crianças para delegacia faz com que as elas entendam também o papel do órgão público. Queremos que elas se sintam à vontade para questionar, participar e ainda serem multiplicadores da atuação no trânsito das instituições ”, afirma.

A professora Francis Mara, da Escola Municipal João Crupana da Silva, acredita que a infância é uma excelente fase de aprendizagem e memorização. “A experiência no Detran e com os órgãos parceiros despertou a curiosidade, o diálogo e a reflexão dos alunos, seja no comportamento deles como pedestres ou até mesmo dos pais como motoristas”, comenta.

BALANÇO – No primeiro semestre de 2017, o projeto “Conhecendo o Detran e BPTran” já alcançou mais de 500 crianças. Desde a criação, em junho de 2015, cerca de 3 mil alunos participaram das visitas organizadas órgãos de trânsito. A expectativa é que até o fim do ano mais 200 crianças visitem as instituições.