Celepar sedia reunião com foco em melhorias na gestão do trânsito estadual 21/06/2016 - 11:40

Com o objetivo de analisar diversas melhorias decorrentes de novas leis e resoluções federais e estaduais na área de trânsito, a Celepar, representada pela equipe desenvolvedora do sistema de Gestão de Infrações de Trânsito (GIT), promoveu na quarta- feira (15) uma reunião técnica com diversos órgãos responsáveis pela gestão do trânsito no Paraná. Mais de 20 municípios tiveram representantes no auditório da companhia.

A Celepar, por intermédio do sistema GIT atende 39 diferentes órgãos de trânsito (2 estaduais e 37 municipais), dessa forma as reuniões técnicas da comunidade de usuários são muito importantes para buscar a uniformização de entendimentos e procedimentos entre os órgãos. “Nossa equipe de analistas participa ativamente da construção destes consensos técnicos. Além disso, o contato mais próximo com quem usa o GIT no dia a dia traz informações muito valiosas para os analistas, que colhem sugestões e vislumbram novos serviços que podem auxiliar a experiência de uso do sistema”, diz Roberto Mücke, analista de sistemas da equipe do GIT (Cosin-D2) na Celepar.

Esta reunião além de apresentar novidades do sistema GIT, trouxe a possibilidade de trocar informações e experiências entre municípios, assim eles conseguiram visualizar particularidades e entender como funciona o processo de atendimento as necessidades de todos os órgãos. “Essa troca de informações fez com que o órgão executivo estadual pudesse passar sua realidade, que vai além do que o município faz. O município trabalha com a fiscalização e o ato de infração, mas o órgão estadual recebe toda carga para a suspensão e cassação de CNH, os assuntos de hoje foram discutidos de uma forma minuciosa” diz a coordenadora de infrações do Detran-PR, Marli Batagini.

O evento buscou trazer situações concretas e necessidades dos municípios, “é como se a Celepar estivesse responsável por atrair as cabeças pensantes de cada município” diz Fábio Tomé, gerente administrativo e de planejamento da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo de Londrina (CMTU). Segundo a coordenadora de infração do Detran-PR a parceria com a Celepar é muito boa, “foi possível mostrar para os órgãos municipais que por trás do que eles recebem há todo um trabalho da Celepar”.

Durante a reunião, os municípios conversaram sobre a possibilidade de utilizar o Detran Fácil como plataforma unificada para recebimento de recursos online de multas e para envio de notificações, “dessa forma irá facilitar a vida do cidadão paranaense, que poderá ter mais serviços concentrados em um único endereço virtual. Desde 2015, o Detran-PR já recebe recursos de multa online via Detran Fácil, com integração automática com o sistema GIT", destaca a analista de sistemas Regina Mamus (Cosin-D2).