Campanha se Liga no Trânsito do Detran promove conscientização sobre embriaguez ao volante em Guaratuba, no Litoral do estado 06/03/2019 - 13:00
Agentes do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) estão promovendo a conscientização de que álcool e direção não combinam, muito menos durante o feriado prolongado de Carnaval. As abordagens foram neste domingo (03), na praia central de Guaratuba, com os veranistas que estavam na faixa de areia. As atividades fazem parte do projeto de educação no trânsito do Detran para a temporada de verão 2019.
“A ideia é mostrar para eles que se divertir é legal, mas que ao fazê-lo deve se ter responsabilidade muito maior. Daqui a pouco eles estarão pegando os veículos para voltar para casa e tem que estar consciente que não tem uma medida segura para o álcool que não seja a prevenção de não beber para não se envolver em acidentes”, disse o agente do Detran Mauro Ferreira do Valle.
Suellen Aparecida França de Godoy, motorista de aplicativo de transporte coletivo, estava com um grupo de amigos e é a motorista da rodada. “É importante essa forma de educar, não só os motoristas, mas os passageiros e pessoas comuns que não dirigem. Todos são responsáveis uns pelos outros, temos que pensar no coletivo, não só individualmente”, disse.
Pessoas que nunca haviam feito o teste do bafômetro, como Lourival Gregório de Oliveira, aprovaram a ação do Detran. “Hoje ninguém aqui vai dirigir, pois estamos em uma casa próxima, temos a consciência de não dirigir após beber. A minha moto ficou em Itapoá para poder me divertir junto aos amigos durante o Carnaval”, falou.
A família de Cristiane Guilherme Gonçalves que veio de Umuarama, no Noroeste do estado, e viajou quase 700 quilômetros para aproveitar o Carnaval em Guaratuba, disse que a consciência é importante para que a diversão seja mais segura. “Nós voltamos para casa na terça-feira, então na segunda-feira o meu marido já não pode mais beber”, falou.
“É muito importante fazer a conscientização sobre os perigos que a combinação álcool e direção podem acarretar, pois coloca a vida de terceiros em risco também. O Detran acertou com essa campanha”, disse Mauro Luiz de Abreu, um dos abordados pelos agentes.
Durante as abordagens, os integrantes do Detran explicam o teor da campanha e convidam a pessoa a participar de um teste de bafômetro descartável, que não tem valor punitivo, apenas educacional. Após a medição todos ficaram surpresos quando a reação química do álcool com os reagentes apontavam o consumo recente de bebida alcoólica.
Com Verão Paraná