Campanha educativa dá ao Detran-PR prêmio do Instituto Parar 12/11/2015 - 15:10

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) recebeu nesta quinta-feira (12), durante a III Conferência Global do Instituto Parar, em São Paulo, o prêmio Mídia Consciente: Melhor Campanha sobre Segurança Viária. A premiação foi para a peça The Crash Bucket, que distribuiu baldes para bebidas feitos com restos de carros destruídos em acidentes de trânsito.

“O reconhecimento é fundamental e mostra que a sociedade está atenta ao tema”, disse o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad. “Desde 2011, o Governo do Estado investe massivamente em ações educativas de grande impacto e os resultados têm sido positivos. Precisamos investir em campanhas contínuas para salvar vidas e educar as futuras gerações”, afirmou Traad.

Neste ano, o Detran Paraná já foi vencedor em três categorias do Prêmio Colunistas 2015 e em duas categorias no Prêmio GRPCOM de Criação.

CAMPANHA: Em 2014, o Estado do Paraná registrou mais de cinco mil mortes no trânsito. A principal causa, segundo as autoridades de trânsito e socorro, é a imprudência dos condutores e o grande número de motoristas embriagados ao volante. Pensando nisso, a campanha produzida pela OpusMúltipla, e que foi ao ar em abril deste ano, falava ao motorista no momento em que ele recebia a bebida, mas antes de assumir a direção.

Os baldes criados pelo artista Dino Bordignon eram feitos de chapas de teto, fivelas de cinto de segurança e a borracha de vedação dos vidros e traziam a seguinte mensagem: “Este balde foi feito com partes de um automóvel destruído num acidente de trânsito. Cuidado: o próximo pode ser com o seu carro. Não dirija depois de beber”.

Somente no primeiro mês de divulgação a campanha atingiu mais de 2 milhões de acessos no Facebook do Governo do Paraná e continua disponível no Youtube (www.youtube.com/watch?v=rxY-L0eYOQg)

CONFERÊNCIA GLOBAL - O Instituto Parar é um centro de estudos e capacitação para profissionais de frota do Brasil. O evento anual promovido pelo Instituto tem por objetivo mostrar aos participantes o que há de mais moderno em gestão de frotas e cultura de segurança viária ao redor do mundo, além da importância de implantar uma cultura de segurança nas empresas.

Este ano, os temas abordados durante os dois dias de evento quarta e quinta-feira (12 e 13), foram: mapeamento e diagnostico do cenário atual, política de frotas e indicadores nacionais, capacitação, treinamento e cultura de segurança.


GALERIA DE IMAGENS