Bancoob também receberá pagamento de taxas do Detran a partir de janeiro
12/12/2013 - 12:07

A partir de janeiro de 2014, os usuários dos serviços do Departamento de Trânsito do Paraná terão mais opções e facilidades para quitar guias, como taxas e multas de trânsito. O Detran credenciou nesta quinta-feira (12) o Banco Cooperativo do Brasil – Bancoob – para receber os pagamentos. Com isso, os motoristas paranaenses contarão com uma rede bancária de 170 pontos distribuídos pelo Estado.

“Nosso objetivo é facilitar a vida do usuário, dando a ele mais opções na hora de realizar os serviços. Hoje, por exemplo, ele pode fazer o processo pela internet, pelo terminal de autoatendimento ou pessoalmente em uma de nossas unidades. Logo ele poderá escolher também o banco de sua preferência”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

De acordo com o superintendente de operação do Bancoob, Gil Mario Saggioro, a instituição está presente em 100 municípios paranaenses. “Atuamos principalmente no interior do Estado, através de 171 cooperativas. Em todo o Brasil são mais de 2,5 mil pontos de atendimento”, revela.

Em uma primeira etapa, o Bancoob só não receberá o pagamento da taxa de Licenciamento Anual de Veículos, que é feito por sistema online. A previsão é que os testes com as taxas pagas através de código de barras, que são todos os processos de habilitação, veículos e multas, comecem na segunda quinzena de janeiro.

BANCOS – O Sicredi, credenciado pelo Detran no final de novembro, faz operações piloto e deve começar a atender os usuários do Detran de forma definitiva até o fim de 2013. A instituição conta com mais de 1,1 mil pontos de atendimento e têm cerca de 400 mil associados no Paraná.

O credenciamento de instituições financeiras interessadas em arrecadar guias sob a responsabilidade do Detran continua aberto. Podem habilitar-se para oferecer os serviços bancos comerciais, múltiplos ou cooperativas de crédito, habilitados pelo Banco Central e que atendam todas as exigências legais previstas pelo edital 002/2012, disponível no site xoops.celepar.parana/v3/detran2018.

“A abertura da arrecadação faz parte do projeto de realinhamento e modernização da autarquia e segue a orientação do governador Beto Richa, que é fazer do Detran um órgão facilitador e menos burocrático”, disse Traad.

A expectativa é que com mais instituições credenciadas os usuários tenham comodidade no uso de sistemas online e possam optar por quitar documentos pelo banco de sua preferência, sem pagar mais por isso.

Saiba mais sobre o trabalho do Detran em: http://www.facebook.com/DetranPR

GALERIA DE IMAGENS