Audiência Pública no Congresso Federal debate horas de aulas de direção 25/09/2013 - 16:50
O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad, defendeu na Câmara dos Deputados, em Brasília, o aumento do número de horas das aulas práticas de direção para candidatos à primeira habilitação. Traad é vice-presidente da Associação Nacional de Detrans (AND) e representou a instituição em audiência pública da Comissão de Viação e Transportes, realizada na tarde de terça-feira (24).
“O papel compartilhado entre agentes públicos e os centros de formação de condutores deve ser o foco das nossas ações e traz à tona responsabilidade de todos nós. É preciso haver união dos agentes públicos e dos Centros de Formação de Condutores para de coibir qualquer tipo de facilidade. Dirigir requer habilidade e prática. Não é um direito, mas sim uma concessão”, disse Traad.
O dirigente também cobrou do Governo Federal a autonomia administrativa e financeira do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para que esse tenha mais condições de garantir a fiscalização e dar mais apoio aos avanços no processo de formação de condutores.
“O Denatran tem de ser fortalecido para que tenha um papel mais contundente no processo de formação de condutores e não apenas de editar as normativas”, disse ele.
QUALIDADE: O Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ) anunciou a criação de um grupo de trabalho para discutir a formação de condutores de veículos, o papel das autoescolas e a responsabilidade dos entes públicos do Sistema Nacional de Trânsito.
Segundo o deputado, o grupo vai cobrar ações e lutar para que o Parlamento exerça seu papel de fiscalizar órgãos como o próprio Departamento Nacional de Transito (Denatran). O objetivo é garantir a aplicação de políticas públicas para reduzir os altos índices de acidente de trânsito no país.
"Nós vamos nos reunir mensalmente, nesses próximos três meses, para definir como está indo o grupo técnico do Denatran, como está a evolução da legislação e o que cabe a nós fazermos de modificação na legislação. No grupo, nós vamos ter o Denatran, os Detrans, a Federação Nacional das Autoescolas, a representação dos instrutores e os deputados”, explicou.
HORAS AULA - O presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária e especialista em trânsito, José Aurélio Ramalho, classificou as 20 horas de aulas práticas atualmente exigidas para o exame de habilitação no Brasil como insuficientes.
A opinião também foi compartilhada pelo presidente do Sindicato dos estabelecimentos de Ensino para Condutores de Veículos Motorizados do Estado do Rio de Janeiro, João Pinto Ribeiro.
Também estiveram na audiência o presidente da Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores, Magnelson Carlos de Souza; a coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito, Cristina Hoffmann, representando o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran); e o presidente do Sindicato dos Instrutores e Empregados em Autoescolas de Aprendizagem do Rio de Janeiro, Adalto Noventa Medeiros.
“O papel compartilhado entre agentes públicos e os centros de formação de condutores deve ser o foco das nossas ações e traz à tona responsabilidade de todos nós. É preciso haver união dos agentes públicos e dos Centros de Formação de Condutores para de coibir qualquer tipo de facilidade. Dirigir requer habilidade e prática. Não é um direito, mas sim uma concessão”, disse Traad.
O dirigente também cobrou do Governo Federal a autonomia administrativa e financeira do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para que esse tenha mais condições de garantir a fiscalização e dar mais apoio aos avanços no processo de formação de condutores.
“O Denatran tem de ser fortalecido para que tenha um papel mais contundente no processo de formação de condutores e não apenas de editar as normativas”, disse ele.
QUALIDADE: O Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ) anunciou a criação de um grupo de trabalho para discutir a formação de condutores de veículos, o papel das autoescolas e a responsabilidade dos entes públicos do Sistema Nacional de Trânsito.
Segundo o deputado, o grupo vai cobrar ações e lutar para que o Parlamento exerça seu papel de fiscalizar órgãos como o próprio Departamento Nacional de Transito (Denatran). O objetivo é garantir a aplicação de políticas públicas para reduzir os altos índices de acidente de trânsito no país.
"Nós vamos nos reunir mensalmente, nesses próximos três meses, para definir como está indo o grupo técnico do Denatran, como está a evolução da legislação e o que cabe a nós fazermos de modificação na legislação. No grupo, nós vamos ter o Denatran, os Detrans, a Federação Nacional das Autoescolas, a representação dos instrutores e os deputados”, explicou.
HORAS AULA - O presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária e especialista em trânsito, José Aurélio Ramalho, classificou as 20 horas de aulas práticas atualmente exigidas para o exame de habilitação no Brasil como insuficientes.
A opinião também foi compartilhada pelo presidente do Sindicato dos estabelecimentos de Ensino para Condutores de Veículos Motorizados do Estado do Rio de Janeiro, João Pinto Ribeiro.
Também estiveram na audiência o presidente da Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores, Magnelson Carlos de Souza; a coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito, Cristina Hoffmann, representando o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran); e o presidente do Sindicato dos Instrutores e Empregados em Autoescolas de Aprendizagem do Rio de Janeiro, Adalto Noventa Medeiros.