Alep premia Detran na edição 2016 do prêmio Paz Paranaense 09/12/2016 - 15:10

Nesta semana o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) recebeu, como parceiro, o prêmio Paz Paranaense edição 2016 da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A premiação foi em 2º lugar na categoria Gestão Intersetorial, com o projeto “Justiça e Sobriedade no Trânsito”, que visa sensibilizar e conscientizar o comportamento de condutores que cumprem pena por embriaguez ao volante.

“Neste projeto o Detran promove palestras educativas aos condutores imprudentes e busca, junto aos infratores, uma reflexão sobre a gravidade do ato de consumir bebida alcoólica e dirigir. Além disso damos apoio técnico às atividades e, depois, acompanhamos o histórico dos participantes para identificar se houve mudança de comportamento”, explica o diretor geral do Detran, Marcos Traad.

De autoria do Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal de São José dos Pinhais, Doutor Augusto Gluszczak, o projeto “Justiça e Sobriedade no Trânsito” funciona da seguinte maneira, o condutor infrator após ser preso por embriaguez ao volante passa por uma 1ª audiência em apenas 12 dias, em seguida é marcada uma nova audiência, com menos de 30 dias. Após esse processo o infrator é encaminhado para assistir, sempre na última sexta feira do mês, 8 horas de palestras, em apenas um dia.

Estatísticas – O Estado do Paraná registrou uma queda de 16,6% no número de infrações em função de motoristas que bebem e dirigem. De Janeiro a novembro de 2016 foram registrados, 7.044 condutores. No mesmo período de 2015 houve 8.447 casos. Em Curitiba a queda foi de 13,6%, em 2016, de janeiro a novembro foram 1.785 infrações. Já em 2015, no mesmo período, o número de condutores infratores foi de 2.067.

APOIO - Hospital Municipal de São José dos Pinhais; Conselho da Comunidade de São José dos Pinhais; Batalhão de Polícia de Trânsito; Secretaria Municipal de Trânsito de São José dos Pinhais; Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais; Departamento de Trânsito do Paraná; Alcoólicos Anônimos; Corpo de Bombeiros/Siate de São José dos Pinhais; Delegacia da Polícia Civil de São José dos Pinhais; Ministério Público do Paraná e da Defensoria Pública do Paraná.