Ação do Dia do Motorista alerta para a prevenção de acidentes 27/07/2015 - 14:40

O Departamento de Trânsito do Paraná participou de uma ação do Dia do Motorista, comemorado no último sábado (25), e do Dia do Motociclista celebrado nesta segunda-feira (27). Em conjunto com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de entidades ligadas à causa, o evento serviu para conscientizar o cidadão sobre segurança e atenção às leis de trânsito.

“A conscientização no trânsito é fundamental para que o número de acidentes diminua e vidas sejam poupadas. Nosso objetivo é chamar a atenção para a educação no trânsito, com mais respeito e tolerância dos motoristas”, conta o diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad.

Na oportunidade, motoristas e motociclistas que trafegavam na região da Havan Parolin, em Curitiba, foram convidados a receber orientações e dicas de segurança no trânsito, como direção defensiva.

As concessionárias de motocicletas que apoiaram a ação fizeram manutenção preventiva nos veículos, como forma de evitar acidentes – o fator humano, que envolve a parte de manutenção, representa 80% das ocorrências de acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária.

ACIDENTES - De acordo com o comandante do BPTran, tenente-coronel Valterlei Mattos de Souza, o motociclista tem cinco vezes mais chance de se envolver em acidentes.
“Apesar de ser só 10% da frota, o envolvimento de motos em acidentes é relativamente grande. Só na capital são registrados, por dia, seis acidentes com vítimas envolvendo motos, sendo que 60% dos acidentes com motocicletas são em cruzamento sinalizado, batida lateral ou no corredor”, afirma.

Dados do Sistema de Registro e Estatística de Ocorrências, administrado pelo Corpo de Bombeiros, apontam queda no número de acidentes (7,1%), vítimas (6,9%) e mortes (7,5%) envolvendo motociclistas, na comparação entre o primeiro semestre de 2015 e 2014.

O número de ocorrências envolvendo motociclistas caiu de 13.598 para 12.631 nesse semestre. Entre janeiro e junho deste ano, 14.199 pessoas foram atendidas pelo Siate ante 15.254 no ano anterior. Já o número de óbitos no local caiu de 120 para 111 no mesmo período.