AVISO DE PAUTA 29/09 ÀS 18H – DETRAN PARTICIPA DA 11ª EDIÇÃO DO DESAFIO INTERMODAL

28/09/2017 - 15:40

Amanhã (29), o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) participa da 11ª edição do Desafio Intermodal, em Curitiba. O evento tem como proposta comparar, em um percurso de aproximadamente dez quilômetros, os custos e impactos dos meios de transporte na capital. A autarquia irá participar em dois modais: pedestre e passageiro de ônibus.

Os modais são: pedestre, corredor, bicicleta convencional e elétrica, carro convencional e elétrico, motocicleta e ônibus; além do diferencial dos pedestres portadores de deficiência física e dos ciclistas iniciantes.

A grande novidade desta edição é a utilização do B1K3 Lab, um inédito protótipo de laboratório móvel sobre rodas para monitoramento de parâmetros ambientais e comportamento do trânsito, com particular interesse no ciclista.

TRAJETO – O ponto de partida será no Centro Politécnico no Prédio da Administração do Setor de Tecnologia da UFPR às 18h00. O caminho pode ser escolhido pelo participante, porém é necessário passar por um ponto intermediário, no Escritório Verde da UTFPR, antes de se dirigirem para o ponto final que será na Praça Santos Andrade. No ponto de partida os desafiantes farão o cadastro e receberão a camiseta do evento e as instruções para o monitoramento. Haverá uma tenda com telão para que as pessoas possam acompanhar o deslocamento dos desafiantes durante a prova, e todos possam encontrar mais facilmente o local exato da chegada.

PARCEIROS - Organizado pelo Programa Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR) o Desafio conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba, Institutos Lactec, Detran, Companhia Paranaense de Energia (Copel), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Associação de Ciclistas Alto Iguaçu (Cicloiguaçu), Federação Paranaense de Ciclismo, Grupo de estudos em Transporte UFPR (GET) e o projeto de extensão Ciência para Todos, entre outros parceiros.