Servidores do Detran participam de curso de vistoria e identificação de chassi 11/04/2014 - 16:31

O Departamento de Trânsito do Paraná realizou nesta semana, o primeiro curso de vistoria e identificação de chassi de 2014. Ao todo, participaram 16 funcionários de diferentes Ciretrans e setores da instituição. O curso foi solicitado pelo corpo funcional, por meio de um questionário que identificou os interesses dos servidores para determinadas qualificações.

A autarquia mapeou aproximadamente 534 respostas que revelam as intenções de qualificações do corpo institucional e viabiliza um planejamento mais direcionado a missão e ao perfil do Detran. “O curso de vistoria continua sendo uma demanda frequente. Esta capacitação agrega conhecimento técnico e também representa uma ampliação do nosso efetivo”, explica o diretor-geral, Marcos Traad.

As aulas são divididas em duas partes: a primeira etapa teórica e a segunda prática. Nas aulas teóricas, os servidores aprendem assuntos específicos de vistoria veicular, como normas básicas ABNT, sistemas de placa, identificação de chassi e adulteração de veículos. Entre as principais dúvidas apontadas pelos alunos, está a dificuldade de identificação dos agregados (etiquetas, plaquetas, número de motor, de câmbio e carroceria), e localização de chassi.

A dinâmica das aulas práticas ocorreu a partir da observação dos alunos no atendimento ao usuário, na aprendizagem individual de emplacar, decalcar e investigar possíveis pontos de adulteração. Além disso, um estudo de caso foi desenvolvido, com levantamento dos acontecimentos reais, com objetivo de esclarecer e evitar possíveis erros no exercício da função.

Com duração de 16 horas, a capacitação foi dirigida pela chefe da Divisão de Fiscalização da Coordenadoria de Veículos do Detran, Cleusdete Cequinel. “Para realizar o serviço de verificação, é preciso colher uma boa quantidade de informações. O que é fundamental para que o servidor possa atuar corretamente, evitando punições administrativas e até mesmo criminais”.

Depois de qualificados, os funcionários poderão exercer a função na região em que atuam ou oferecer apoio operacional de acordo com as necessidades de outras Ciretrans. Em caso de férias ou atestado médicos de vistoriadores, por exemplo, o funcionário qualificado poderá substituir temporariamente o colega servidor.

O agente de execução da Ciretran de Guarapuava, Pablo Nunes Lozove, o falou sobre a contribuição do curso. “Esta iniciativa sanou muitas dúvidas que eu tinha e hoje me sinto habilitado para colocar em prática”, disse.

O aumento no número de vistoriadores tem sido uma preocupação da diretoria do Detran. Em 2013, foram qualificados 38 servidores. Neste ano, já foram formados mais 16 funcionários.


Curta a página do Detran em: http://www.facebook.com/DetranPR




GALERIA DE IMAGENS