Paraná recebe Câmara Temática de Trânsito 19/10/2015 - 17:04

A Câmara Temática de Engenharia de Tráfego, Sinalização e da Via – um colegiado formado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que reúne representantes de diversos Estados e áreas ligadas ao tema – trabalha a partir desta segunda-feira (19) em Curitiba. O grupo deve discutir, até quinta, alterações recentes ao Código de Trânsito Brasileiro e a criação de um manual de sinalização cicloviária para padronizar ciclovias e ciclofaixas em todo País.

As reuniões da Câmara são mensais e as decisões técnicas levadas ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran), como base para normativas e leis. Esta é a primeira vez que o Paraná recebe as reuniões. “Antes as reuniões eram sempre em Brasília, mas a ideia é que possamos ver e entender a realidade de outros Estados”, explica o coordenador de Engenharia do Denatran, Ricardo Junqueira.

“A Câmara funciona como assessoria do Conselho e do Departamento Nacional de Trânsito. O próprio Contran define a composição do grupo, que tem membros de órgãos municipais, estaduais e federais. Os técnicos são responsáveis por emitir pareceres aos vários processos que chegam ao Denatran, além de propor resoluções, normativas e manuais”, completa ele.

Em Curitiba, a pauta do grupo é extensa. Entre assuntos pontuais e respostas ao órgão executivo máximo de trânsito, os integrantes devem finalizar o Manual de Obras de Sinalização, que vai balizar todos os municípios brasileiros nas contratações e execuções, além de desenvolver o Manual de Sinalização Cicloviária, que pode padronizar a sinalização voltada aos ciclistas nas ciclofaixas e ciclovias.

“A Câmara discute assuntos diretamente ligados ao cotidiano das áreas e esses debates podem evitar a resolução de normas e leis que não sejam efetivas. Os técnicos auxiliam as decisões gerenciais e é importante receber o grupo no nosso Estado. O Paraná tem investido em melhorias na sinalização, que tem impacto direto na segurança das vias, principalmente nas pequenas cidades”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

INVESTIMENTOS – O Governo do Paraná já investiu R$ 30,5 milhões em sinalização viária em 232 cidades do Estado. Destas, 114 já concluíram as obras, que incluem faixas horizontais, inscrições e placas verticais.

Municípios com até 15 mil habitantes recebem investimentos de R$ 120 mil. Aqueles com população entre 15 mil e 30 mil habitantes recebem R$ 200 mil e as cidades com mais de 30 mil moradores têm projetos de R$ 250 mil. Além dos recursos, o Detran fornece suporte técnico e consultoria em engenharia de trânsito.

O objetivo do Governo do Estado é desenvolver um padrão de sinalização viária para todas as cidades paranaenses que ainda não estão conveniadas ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Para isso é preciso organizar uma estrutura de sinalização viária que permita organizar o fluxo de pedestres, ciclistas e veículos. O objetivo é que esse processo ocorra de forma dinâmica, com atualizações, adequações e complementações constantes, que acompanhem a expansão do perímetro urbano, a criação de novos bairros e a alteração no fluxo das vias, por exemplo.