Paraná é finalista em prêmio nacional de inovação na Gestão Pública 22/08/2013 - 17:00
O Governo do Paraná foi um dos 16 finalistas do prêmio Conip 2013, no Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública, reconhecido como o principal fórum de tendências de uso de tecnologias nos serviços públicos do Brasil. O sistema Detran Fácil, que oferece serviços pela internet e inclui a renovação automática da Carteira de Habilitação, concorreu na categoria “Fortalecimento da Cidadania”.
Criado em 2011 pelo Departamento de Trânsito do Estado, em conjunto com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), o Detran Fácil já responde por mais da metade dos atendimentos realizados nos serviços de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Permissão Internacional para Dirigir (PID).
No ano passado, a Carteira de Habilitação definitiva e a renovação da habilitação passaram a ser feitas automaticamente e todo o processo já é realizado sem a presença do motorista nas unidades do Departamento. Nos dois casos, é o próprio Detran que informa ao cidadão e, depois do pagamento da guia de recolhimento que vem anexa à comunicação enviada pelo Correio, o processo prossegue com o agendamento online do exame médico, até o envio do documento ao domicílio do motorista.
“Em 2010, as reclamações referentes ao Departamento de Trânsito do Paraná revelavam a necessidade cada vez maior de mudanças na forma de prestar serviços aos mais de 4,2 milhões de motoristas paranaenses. A frota crescente, terceira maior do Brasil, impôs ao Governo do Estado buscar soluções rápidas, apoiadas em tecnologia e processos inovadores, que respondessem mais rápido aos seus usuários”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Traad explica que com a ferramenta digital, as principais unidades de atendimento registraram queda de até 67% no tempo de espera. Isso porque o Detran Fácil beneficia o usuário da internet ao mesmo tempo em que aumenta a capacidade de prestação de serviços que exigem a presença do cidadão. Assim, os funcionários deixam de atender os processos, que agora são virtuais, e podem receber mais pessoas que dependem dos serviços de balcão, com agilidade e rapidez.
O diretor-geral avalia que os bons resultados já contabilizados aproximaram o governo do cidadão e permitiram o uso de novas plataformas, facilitando o acesso ao sistema. Pelo celular, por exemplo, basta acessar o site m.gov.pr.br. Na TV Digital, a partir do segundo semestre, também será possível realizar os processos e 300 terminais de autoatendimento já estão sendo instalados em todas as Regiões do Estado.
TECNOLOGIA - Os investimentos para aumentar a capacidade e garantir a segurança das aplicações e bancos de dados somam aproximadamente R$ 3,5 milhões em recursos do próprio Detran. Os servidores web e os servidores de bancos de dados estão hospedados no Datacenter do Governo do Paraná, na Celepar, que recebeu uma nova Solução Multiprocessada para Virtualização de Servidores, composta por dois servidores IBM Power 780, com capacidade de 768 GB de memória RAM e 42 processadores.
Os sistemas são inteiramente operados em plataforma web/internet e construídos em linguagem Java. A infraestrutura do sistema é provida por bancos de dados PostgreSQL e Adabas, utilizando Hibernate como ferramenta de mapeamento objeto-relacional, JBoss como servidor de aplicações e o Framework Pinhão Paraná como framework de desenvolvimento.
CONIP - O Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública está na sua 19ª edição e reúne mais de 500 participantes e 100 palestrantes, vindos de 20 estados brasileiros. Os projetos concorrentes nas premiações são avaliados por equipes técnicas da Universidade de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas e instituições de renome na área de tecnologia. Tradicionalmente, os temas discutidos no Conip passam a fazer parte das ferramentas de governos, como aconteceu com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), Pregão Eletrônico, Portais de Governo, Software Livre, Mobile Government e Dados Abertos.
Criado em 2011 pelo Departamento de Trânsito do Estado, em conjunto com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), o Detran Fácil já responde por mais da metade dos atendimentos realizados nos serviços de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Permissão Internacional para Dirigir (PID).
No ano passado, a Carteira de Habilitação definitiva e a renovação da habilitação passaram a ser feitas automaticamente e todo o processo já é realizado sem a presença do motorista nas unidades do Departamento. Nos dois casos, é o próprio Detran que informa ao cidadão e, depois do pagamento da guia de recolhimento que vem anexa à comunicação enviada pelo Correio, o processo prossegue com o agendamento online do exame médico, até o envio do documento ao domicílio do motorista.
“Em 2010, as reclamações referentes ao Departamento de Trânsito do Paraná revelavam a necessidade cada vez maior de mudanças na forma de prestar serviços aos mais de 4,2 milhões de motoristas paranaenses. A frota crescente, terceira maior do Brasil, impôs ao Governo do Estado buscar soluções rápidas, apoiadas em tecnologia e processos inovadores, que respondessem mais rápido aos seus usuários”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Traad explica que com a ferramenta digital, as principais unidades de atendimento registraram queda de até 67% no tempo de espera. Isso porque o Detran Fácil beneficia o usuário da internet ao mesmo tempo em que aumenta a capacidade de prestação de serviços que exigem a presença do cidadão. Assim, os funcionários deixam de atender os processos, que agora são virtuais, e podem receber mais pessoas que dependem dos serviços de balcão, com agilidade e rapidez.
O diretor-geral avalia que os bons resultados já contabilizados aproximaram o governo do cidadão e permitiram o uso de novas plataformas, facilitando o acesso ao sistema. Pelo celular, por exemplo, basta acessar o site m.gov.pr.br. Na TV Digital, a partir do segundo semestre, também será possível realizar os processos e 300 terminais de autoatendimento já estão sendo instalados em todas as Regiões do Estado.
TECNOLOGIA - Os investimentos para aumentar a capacidade e garantir a segurança das aplicações e bancos de dados somam aproximadamente R$ 3,5 milhões em recursos do próprio Detran. Os servidores web e os servidores de bancos de dados estão hospedados no Datacenter do Governo do Paraná, na Celepar, que recebeu uma nova Solução Multiprocessada para Virtualização de Servidores, composta por dois servidores IBM Power 780, com capacidade de 768 GB de memória RAM e 42 processadores.
Os sistemas são inteiramente operados em plataforma web/internet e construídos em linguagem Java. A infraestrutura do sistema é provida por bancos de dados PostgreSQL e Adabas, utilizando Hibernate como ferramenta de mapeamento objeto-relacional, JBoss como servidor de aplicações e o Framework Pinhão Paraná como framework de desenvolvimento.
CONIP - O Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública está na sua 19ª edição e reúne mais de 500 participantes e 100 palestrantes, vindos de 20 estados brasileiros. Os projetos concorrentes nas premiações são avaliados por equipes técnicas da Universidade de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas e instituições de renome na área de tecnologia. Tradicionalmente, os temas discutidos no Conip passam a fazer parte das ferramentas de governos, como aconteceu com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), Pregão Eletrônico, Portais de Governo, Software Livre, Mobile Government e Dados Abertos.