Detrans do Paraná e do Mato Grosso ampliam parceria 06/08/2015 - 11:55

Representantes do Departamento de Trânsito do Mato Grosso visitaram nesta semana a sede do Detran Paraná, em Curitiba, para ampliar a parceria entre os órgãos e trocar informações sobre projetos e serviços. O grupo conheceu inovações e debateu melhorias nas áreas de tecnologia, habilitação e veículos.

Além de servidores do Detran mato-grossense, o grupo era formado também por servidores do Centro de Processamento de Dados do Mato Grosso (Cepromat), que presta serviços dentro da área de informação. A maior curiosidade era sobre os serviços online do Detran Fácil, que já tiraram mais de 2 milhões de usuários dos balcões de atendimento da autarquia paranaense.

“É importante essa troca de experiências, este auxilio mútuo, pois muitos problemas enfrentados pelos Estados são comuns. Além disso, medidas que apresentem bons resultados podem e devem ser replicadas”, conta o diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad, que visitou o Detran MT em 2012.

Além da plataforma de serviços pela internet, os paranaenses mostraram o funcionamento dos terminais de autoatendimento e da central telefônica com tecnologia TTS, ou texto para voz.

“Nossa necessidade era conhecer melhor questões de sistema de informações e operação. Usaremos a experiência paranaense e levaremos muitas ideias que podem melhorar o relacionamento com o cidadão”, explica o gestor do Observatório de Gestão do Mato Grosso, Sandro Araújo, que acompanhou a visita.

De acordo com o grupo, agora os técnicos vão analisar como replicar as iniciativas. “Identificamos algumas diferenças na forma de como trabalhamos. Agora vamos fazer uma análise do que é possível implantar em nosso estado”, comenta a diretora de veículos do Detran MT, Talita Peske Rodrigues.

As soluções para prova eletrônica de direção, biometria, distribuição de vagas e agendamento do exame prático de direção, também foram conhecidas.

“O atendimento mais automatizado é um dos destaques. Vamos elaborar um novo site e pretendemos implantar serviços para atender a população neste sentido”, revela o diretor de habilitação do órgão mato-grossense, Fernando Martin Lopes.



GALERIA DE IMAGENS