Detran reduz tempo de espera por exames práticos de direção 05/10/2015 - 13:10

O novo sistema do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) que distribuí eletronicamente as vagas para o exame prático de direção reduziu, em média, 10 dias o tempo de espera dos candidatos à primeira habilitação em todo o Estado. O projeto foi desenvolvido em parceria com os Centros de Formação de Condutores (CFC) e diminuiu o prazo de agendamento, que antes era de até um mês, para cerca de 20 dias.

A principal mudança no modelo, construido pelo Detran com a Companhia de Tecnologia da Informação do Paraná (Celepar) é a adoção de um sistema digital que calcula matematicamente o número de vagas para cada autoescola e faz a divisão de forma proporcional.

“Entendemos que é essencial agilizar o processo de primeira habilitação, em todas as fases. O exame prático de direção é a última etapa antes do candidato receber a CNH e uma prioridade desde o início da primeira gestão do governador Beto Richa. A demanda é imensa e só é possível encontrar soluções conversando e ouvindo os parceiros”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Os testes iniciais do novo sistema começaram em julho deste ano. Antes, a distribuição de vagas era feita, em média, uma vez por mês para cada unidade do Detran, informando o número de processo do candidato, o dia e a hora desejada. Agora, o gerenciamento das vagas é feito próprio CFC, que pode adequar às necessidades de cada candidato, conforme a disponibilidade.

“Realmente melhorou 100%, pois podemos também nos programar com os veículos, como colocar mais alunos por horário, fazer os testes no mesmo dia, tudo está melhor”, comentou Brasílio Teixeira de Britto, proprietário da Autoescola Britto.

Com o modelo eletrônico, cada autoescola pode fazer o agendamento até as 15 horas do dia útil anterior ao exame. A vaga estará garantida pelo processo, de acordo com a demanda e capacidade da empresa, garantido uma cota mínima de exames para cada autoescola e, com isso, colocando fim aos encaixes de horários.

O Detran dividiu também os dias de abertura de vagas por Ciretran. Desta forma, o acesso ao sistema de agendamento não fica mais sobrecarregado, o que acontecia quando 900 autoescolas de todo o Estado tentavam agendar os exames simultaneamente.

“Reservamos todos os horários nas necessidades que temos, depois enquadramos os alunos dentro deles com adaptação interna, ao que o Detran disponibilizou, mas isso está funcionando muito bem.”, comentou Aguilar Borsato Silva, proprietário da Autoescola Silva.

DIÁLOGO – De acordo com o diretor de tecnologia e engenharia do Detran, Marco Aurelio de Araujo Barbosa, o processo de modificação no agendamento de exames práticos levou em conta os pedidos dos proprietários dos CFCs e dos candidatos.

“Construímos um cenário mais amplo e condizente com a realidade enfrentada pelos usuários, ao marcar o exame nas autoescolas. A maior preocupação do Detran é atender bem o cidadão e adequar o sistema era fundamental”, revela.

A primeira fase do processo teve início em Curitiba e Região Metropolitana, sendo estendida gradativamente para as unidades da autarquia no interior até que fosse completamente implantada.

EXAMINADORES - O Detran faz, em média, 97,8 mil exames práticos por mês, em todo o Paraná. Para ampliar o atendimento, o Departamento investe de forma contínua na formação e capacitação dos servidores.

Desde 2011, 1.317 funcionários participaram de cursos de capacitação. Só em 2014, foram formados 120 examinadores e vistoriadores e em 2015 serão mais 80 servidores.

O Governo do Paraná também investiu nos servidores da autarquia interessados em incluir ou alterar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação para trabalhar nas bancas de exames práticos, principalmente para as categorias pesadas, como ônibus e caminhão. Os cursos de direção foram pagos pelo próprio Detran, em um investimento de R$ 950 mil.


GALERIA DE IMAGENS