Vagas em cursos de reciclagem de motoristas já superam as de 2010 11/07/2011 - 08:50

O número de vagas abertas nos primeiros seis meses deste ano nos cursos de reciclagem para motoristas infratores do Departamento de Trânsito do Paraná é 16% maior do que o total ofertado durante todo o ano passado. Entre janeiro e junho de 2011 foram mais de 27,7 mil alunos atendidos, em 722 turmas. Nos 12 meses de 2010 foram 23,9 mil condutores participantes. Na comparação com o primeiro semestre daquele ano, quando apenas 14,8 mil pessoas fizeram os cursos, o aumento chega a 87%.

A expectativa da equipe de Educação para o Trânsito do Detran é dobrar a quantidade de vagas disponíveis nos próximos meses. Para julho, foram abertas 4.842 inscrições em 152 turmas, sendo 104 no interior e 42 em Curitiba. “Estas vagas estão sendo preenchidas e, conforme isto acontece, novas vagas são abertas. Disponibilizamos turmas extras de acordo com a demanda”, adianta Juan Ramon de Soto Franco, coordenador da área.

A partir de agosto, 26 novos docentes irão reforçar o quadro de instrutores da autarquia. Eles se juntam aos mais de 50 profissionais que já atuam no Estado. “Esta é a principal medida para garantir o aumento de vagas regulares em todo o Paraná. As vagas extras são uma medida emergencial, que adotamos para atender uma demanda reprimida que tem crescido ao longo dos anos”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

CURSO – Obrigatório para condutores que tiveram a carteira de habilitação suspensa, seja pelo acúmulo de 20 pontos em infrações, ou por suspensão direta, o curso de reciclagem tem duração de 30 horas-aula e abordada temas relacionados a direção defensiva, primeiros socorros, legislação de trânsito e relacionamento interpessoal.

Em Curitiba, as aulas são realizadas nos postos do Departamento no Centro e na Vila Hauer, além da sede, no bairro Tarumã. Nas cidades de Maringá e Londrina, os condutores têm a opção de fazer o curso nos postos de atendimento ou na Ciretran. Nas demais cidades, o curso é realizado na unidade regional do Detran mais próxima. A taxa cobrada é de R$ 65,24.

A notificação da suspensão é entregue via Correios e o motorista tem 30 dias para se apresentar ao Detran e entregar sua carteira de habilitação. O condutor fica proibido de dirigir até cumprir o prazo de suspensão e participar das aulas. O Detran alerta para que os motoristas não faltem ao curso depois de inscritos. Em junho, 310 vagas ficaram ociosas por este motivo e deixaram de ser repassadas a outros candidatos.