Última semana para recadastramento de carteira de motorista sem foto 05/08/2008 - 19:20

Os motoristas paranaenses que ainda tiverem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem foto e vencidas devem procurar o Detran/PR para atualizar seu cadastro, por meio de renovação, até o dia 10 de agosto. São 489.472 carteiras de motoristas no modelo antigo, registradas no Estado. As habilitações vencidas até a data da publicação da Resolução 276 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), 13 de maio de 2008, totalizam 475.996. Destas, apenas 11.412 já foram recadastradas.

Quem tem a carteira de motorista dentro da validade pode procurar o Detran/PR até, no máximo, 30 dias depois do vencimento para renovar a habilitação e passar os dados para o RENACH (Registro Nacional de Condutores Habilitados), como prevê a lei. São 13.246 habilitações sem fotografia registradas no Paraná, que vencem até o ano de 2009. “É importante que os motoristas fiquem atentos aos prazos para não perderem a data da renovação e garantir o recadastramento do documento”, informa Maria Aparecida Farias, coordenadora de habilitação do Detran/PR.

Segundo o Contran, quem não fizer o recadastramento dentro do prazo terá a habilitação cancelada e não poderá mais fazer a renovação. Por isso, é imprescindível o titular da carteira de motorista atualizar os dados junto ao Detran/PR. “Isso vale como um alerta aos motoristas profissionais que se perderem os prazos e tiverem que se habilitar novamente, poderão fazê-lo nas categorias iniciantes que são A (moto) ou B (carro)”, orienta a coordenadora.

De acordo com o Denatran, o recadastramento ocorre porque as habilitações sem foto eram cadastradas na base PGU (Prontuário Geral Único) e precisam ser passadas para o RENACH até 2012, que é o atual sistema, implantado em 1998, com o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O RENACH prevê que as habilitações tenham foto digitalizada. O PGU será extinto, por isso precisa haver a migração na base de dados. Para se recadastrar basta se dirigir à unidade do Detran com os documentos necessários e realizar a renovação (carteira de motorista, CPF, RG). Se a carteira for de outro Estado é necessário apresentar um comprovante de residência que esteja com data de vencimento inferior a 90 dias, para comprovar que reside no Paraná.

Renovação - Os motoristas que foram habilitados antes de 1998 e ainda não fizeram o curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros precisam realizar uma prova gratuita no Detran, com 30 questões, e obter 70% de acerto em até duas tentativas. As apostilas com o conteúdo que deve ser estudado para a prova estão disponíveis para download no site do Detran/PR (http://xoops.celepar.parana/v3/detran2018), ou a venda em qualquer unidade de atendimento do Detran. Quem não quiser fazer a prova pode optar pela freqüência de 15 horas aulas num Centro de Formação para Condutores (CFC) autorizado pelo Detran/PR. 

Os motoristas que já passaram pelo curso de reciclagem para condutores infratores estão automaticamente dispensados, assim como os motoristas que possuem cursos especializados de transporte de produtos perigosos, emergência ou escolar, por exemplo. Para a renovação é necessário realizar o exame de sanidade física e mental, conhecido também como exame de vista, que é feito no próprio Detran.

Assessoria de Imprensa