Serviços do Detran do Paraná são destaque na Câmara Municipal de Curitiba 13/06/2012 - 17:04

As ações desenvolvidas pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), na gestão do atual governador Beto Richa, foram apresentadas e discutidas em Tribuna Livre, na manhã desta quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Curitiba. O diretor-geral da autarquia, Marcos Traad, foi convidado pela comissão executiva da casa para debater em sessão plenária questões referentes ao trânsito na capital do estado.

Traad destacou o desafio que Curitiba tem em administrar um planejamento urbano para garantir a mobilidade de todos, dentro de um município com mais de um milhão de veículos nas ruas. “É necessário investir em obras viárias e urbanas que comportem o grande fluxo de veículos, que tanto atrapalham a fluidez no trânsito. Obras podem trazer transtornos temporários, mas enormes benefícios a longo prazo”, afirmou.

Os vereadores conheceram o novo modelo de gestão do Detran/PR. Atualmente, o órgão passa por um processo de realinhamento institucional interno para fortalecer o departamento e não permitir que os avanços sejam perdidos com alterações políticas. O diretor também apresentou o sistema online que possibilita a realização de alguns serviços do Detran pela internet, na página do departamento (xoops.celepar.parana/v3/detran2018). O sistema conhecido como “Detran Fácil” já reduziu pela metade os atendimentos presenciais, em apenas um ano de existência.

Ainda foram debatidos temas como o projeto de municipalização de trânsito no estado, curso de reciclagem, prudência no trânsito, acidentes, campanhas educativas e o compromisso do departamento em dialogar com os agentes externos, que prestam algum tipo de serviços a autarquia, para melhorar cada vez mais o atendimento ao cidadão. “Esse meu segundo encontro com os vereadores da capital reforça o comprometimento do Detran em atuar com uma gestão transparente, que presta contas dos serviços realizados, e mais próxima do poder legislativo municipal”, disse o diretor-geral.

O evento ainda reuniu várias sugestões de melhorias indicadas pelos vereadores. Entre elas, estão a elaboração de campanhas educativas para estimular o uso de transporte coletivo na cidade e o estudo de um sistema que priorize o atendimento de motoristas profissionais, que exercem atividade remunerada, em serviços como recurso de multa e curso de reciclagem.