Rio Branco do Sul ganha posto integrado do Detran e Instituto de Identificação 17/08/2012 - 16:10

A partir de segunda-feira (20), moradores de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, vão poder realizar processos de habilitação e veículos sem sair da cidade. Uma unidade avançada do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) terá disponíveis 48 serviços para motoristas, além de carteira de identidade e documentos no posto conjunto do Instituto de Identificação do Estado, no mesmo prédio.

Antes, só era possível realizar serviços na área veicular, como vistoria, transferência, emissão e segunda via do Certificado e Registro do Licenciamento do Veículo (CRLV). Agora, os usuários também podem renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a segunda via da CNH e a habilitação definitiva, além da Permissão Internacional para Dirigir.

A inauguração da nova sede aconteceu nesta sexta-feira (17). Segundo o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, a unidade deve atender cerca de 800 pessoas da região todos os meses. “Seguimos uma orientação do governador Beto Richa para que cada vez mais o cidadão tenha facilidade e comodidade ao procurar um serviço público, evitando deslocamentos desnecessários”, disse.

PARCERIA – O posto é resultado da parceria entre Governo do Estado e prefeitura, que mantém convênio de cooperação técnica com o Detran e cede o espaço físico e funcionários. “É o trabalho conjunto que permite a ampliação no número de serviços disponíveis. Esta integração faz a diferença e a população é a maior beneficiada”, explicou o prefeito de Rio Branco do Sul, Emerson Stresser.

Para o deputado federal Fernando Francischini, que visitou o prédio, o posto do Departamento, integrado com o Instituto de Identificação, vai garantir aos moradores da RMC mais cidadania. “Não podemos pensar Curitiba isoladamente. Precisamos aumentar cada vez mais a oferta de serviços e documentação nos municípios da região metropolitana para que as pessoas não precisem ir à capital”, destacou.

FUNCIONAMENTO - A nova sede do Detran fica na Rua Padre Ribeiro, 496, no centro de Rio Branco do Sul. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.