Prorrogadas as inscrições para o I Seminário de Municipalização de Trânsito do Paraná 30/09/2011 - 15:22

Foi prorrogado até o dia 7 de outubro o período de inscrições para o I Seminário Paranaense de Municipalização de Trânsito, promovido pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). Já estão confirmadas as presenças de mais de 380 prefeitos e 240 presidentes das Câmaras de Vereadores e diretores de órgãos municipais de trânsito de todo o estado. O evento, que é destinado exclusivamente a esses representantes, será realizado no dia 18 de outubro, em Curitiba.

O objetivo do encontro é debater com os gestores como se adequar ao que rege o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), já que a municipalização é obrigatória para todas as cidades do país. Entre os temas abordados estão o papel do Detran como gestor de trânsito no Estado, a participação das cidades nas atividades da Década Mundial de Ações para o Trânsito, os procedimentos jurídicos para a municipalização, passos para o processo administrativo, controle e fiscalização, educação e policiamento.

O diretor-geral do Detran, Marcos Traad, destaca que, de acordo com dados mais recentes do Denatran, no Paraná apenas 34 cidades têm o trânsito municipalizado, o que representa mais de 60% da frota paranaense. Dessas 26 possuem fiscalização por agentes municipais ou pela Polícia Militar. Outras sete cidades não contam com agentes, não são conveniadas com a PM e nem com o Detran.

“A municipalização aproxima a administração do trânsito das pessoas, garante segurança e diminui a impunidade, já que a fiscalização feita pelos municípios aumenta o controle e melhora as questões relacionadas à circulação, parada e estacionamento de veículos”, afirma Traad ao ressaltar a importância da participação no evento de todos os representantes de órgãos ligados ao tema.

O seminário contará com a presença do governador Beto Richa e do secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cézar.

I Seminário Paranaense de Municipalização do Trânsito
DATA: 18/10/2011 (terça-feira)
HORÁRIO: 8h às 18h
LOCAL: Canal da Música – Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês. Curitiba – PR
INSCRIÇÕES: Até dia 7 de outubro, pelo e-mail detrancerimonial@detran.pr.gov.br
A participação é gratuita e intransferível.
Mais informações pelo telefone (41) 3361-1014.