Proprietários de veículos começam a receber guia de licenciamento 05/08/2004 - 09:30

Detran/PR mantém calendário de pagamento, que começa no dia 12 de agosto

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) iniciou o envio das Guias de Recolhimento de Licenciamento Anual de Veículos (GRLAV) aos proprietários de veículos de placas com finais 01 e 02, cujos pagamentos começam a vencer na próxima semana (dias 12 e 13 de agosto). O envio está sendo feito pelos Correios.

Para os proprietários que não devem multas à Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran), a guia de recolhimento não apresenta qualquer alteração das emitidas nos anos anteriores.

Nas guias dos veículos que possuem multas da Diretran, o Detran/PR incluiu apenas um aviso, informando que o veículo possui débitos de multas emitidas pelo órgão municipal. O total de veículos nesta situação representa 13% da frota de Curitiba, ou seja, dos 805 mil veículos registrados em Curitiba, 105.654 têm multa da Diretran.

Em razão da não renovação do convênio entre o Detran/PR e a Diretran para a cobrança das multas impostas pelo órgão municipal, as guias de recolhimento do licenciamento para o exercício 2004 foram emitidas apenas com os valores da taxa de licenciamento, seguro obrigatório e multas dos demais órgãos de trânsito.

Os extratos de licenciamento obtidos nos terminais nas agências do banco Itaú/Banestado, a partir do número do Renavam do veículo, também não apresentam os valores das multas da Diretran.

O calendário para o pagamento do licenciamento anual dos veículos registrados no Paraná começa no dia 12 de agosto e termina no dia 24 de novembro. As datas de vencimento variam de acordo com os dois últimos dígitos das placas dos veículos. Os proprietários têm acesso ao calendário 2004 por meio do site do Detran/PR (www.pr.gov.br/detran).