Projeto Vida no Trânsito retoma atividades 22/02/2013 - 16:00

Nesta sexta-feira (22) o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) recebeu representantes das áreas de saúde e trânsito, do Projeto Vida no Trânsito, na sede Tarumã, em Curitiba. O encontro discutiu o planejamento da continuidade de trabalhos desenvolvidos com o intuito de reduzir as mortes causadas pelo trânsito.

O coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Juan Ramon Soto Franco, apresentou os projetos do departamento que serão desenvolvidos no decorrer deste ano para a comissão. “É de suma importância que o Detran, enquanto órgão estadual, esteja ciente dos projetos relacionados ao trânsito desenvolvido pelas prefeituras e demais organizações ligadas ao tema”, afirma.

O consultor do Contran Luiz Otávio Miranda ficou satisfeito com a divisão dos 32 núcleos regionais de educação para o trânsito organizada pelo departamento. “Com isso fica mais fácil identificar as regiões onde há recursos disponíveis para financiar projetos nas áreas de trânsito e saúde”, explica.

Curitiba é a primeira cidade a receber a visita da comissão de representantes do Projeto Vida no Trânsito neste ano. Palmas (TO), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e Teresina (PI) são as outras capitais brasileiras que participam da iniciativa e que em breve também receberão reuniões de planejamento.

O Projeto é uma ação global criada para planejar e executar projetos que visam diminuir os altos índices de lesões graves e mortes em acidentes de trânsito. São parceiros nas ações os países com os maiores índices de óbitos no trânsito (Rússia, Turquia, China, Egito, Índia, Camboja, Quênia, México, Vietnã e Brasil).

Também participaram da reunião Robert Colombo e Victor Pavarino, consultores da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), da Organização Mundial da Saúde (OMS), Vera Lídia Alves de Oliveira, da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Antonio Carlos Cordeiro, chefe de gabinete do Detran/PR, Leonardo Napoli, integrante da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (COET), Rodrigo Kozakiewicz, da Coordenadoria de Infrações, e Alcir Empinotti, da Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura.