Procura por primeira habilitação no Detran aumenta 19% 15/04/2011 - 17:20

Um levantamento do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) mostra que aumentou em 19% o número de pessoas interessadas em obter, pela primeira vez, o direito de dirigir. Os dados mais recentes, compilados pela Coordenadoria de Habilitação da autarquia estadual, apontam que foram abertos cerca de 26 mil processos neste sentido, no primeiro bimestre deste ano. No mesmo período de 2010, foram 21 mil.

O aumento, somado à demanda reprimida de candidatos que aguardavam por vagas em exames teóricos e práticos de direção desde o ano passado, fez com que a direção de Detran organizasse uma série de mutirões em todas as regiões do Estado. Desde fevereiro, foram ofertadas quase 2,7 mil vagas extras, nas cidades de Araucária, Francisco Beltrão, Pato Branco, Palmas, Colombo, Ponta Grossa, Rolândia, Paranavaí e Apucarana.

Para este mês de abril, estão programados outros sete eventos, com mais 2.140 exames. “Com isso, de fevereiro até maio teremos concluído aproximadamente 4,8 mil processos de primeira habilitação, além dos regulares que continuam sendo feitos normalmente. A intenção dos testes extras é justamente normalizar, o mais rápido possível, o atendimento nos postos do departamento que registrem grande procura”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

No sábado (16), acontecem quatro mutirões simultâneos:

Londrina - 300 testes práticos (CNH categoria B)

Ivaiporã - 20 testes teóricos

Campo Mourão - sábado e domingo (17) - 36 testes teóricos por dia

Ponta Grossa - sábado e domingo (17) - 300 testes práticos por dia (CNH categoria B)

As vagas devem ser preenchidas, com agendamento prévio, junto aos Centros de Formação de Condutores dos municípios e só podem participar candidatos já qualificados para esta etapa do processo.

Mais informações e endereços das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) em:
DETRAN