Pessuti participa de jantar dos 70 anos do Detran e destaca atuação dos servidores 01/12/2008 - 09:43

O vice-governador Orlando Pessuti destacou o trabalho dos funcionários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), no início das comemorações dos 70 anos da autarquia, na noite deste sábado (29), no Clube Santa Mônica, em Colombo, região metropolitana de Curitiba. Para Pessuti, o Detran do Paraná se coloca como referência nacional pela dedicação de seus funcionários. “Somos um Estado recente com instituições também recentes e conseguimos nos colocar na vanguarda da prestação de serviços aos cidadãos”, disse o vice-governador.

Pessuti participou do jantar promovido pela Associação dos Funcionários do Detran/PR que lotou o restaurante do Santa Mônica. Para o coronel David Antonio Pancotti, diretor da autarquia, o Detran/PR completa 70 anos de bons serviços prestados à população paranaense e reconhecido como um dos melhores departamentos de trânsitos do Brasil, que se destaca na capacidade técnica de seus funcionários e com a implantação de várias inovações tecnológicas.

“Estamos implantando um novo sistema de identificação dos nossos condutores e em breve vamos ter a prova eletrônica para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Isto vai proporcionar uma maior rapidez nos exames teóricos e um maior controle no aprendizado de nossos futuros motoristas”, afirmou Pancotti.

No evento os funcionários Herivelto do Carmo (coordenador da CRT) e Cícero Pereira da Silva (Coordenador da COOVE) foram homenageados pelo tempo de trabalho e dedicação ao Detran/PR, e a capacidade técnica pela participação na elaboração do Código Nacional de Trânsito.

HISTÓRICO - Antes de 1938, o trânsito no Paraná era administrado pelas prefeituras municipais. No dia 15 de dezembro de 1938, o governador Manoel Ribas, criou o Departamento do Serviço de Trânsito (DST), ligado à Polícia Civil. A sede ficava no terreno onde hoje está o Teatro Guaíra, no Centro de Curitiba.

Em 1966 foi feita a mudança para o bairro Tarumã, endereço ocupado hoje pelo Departamento de Trânsito (Detran), denominação que foi dada ao órgão em outubro de 1968. E, em 1974, o Detran passou a ser um órgão especial, vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública. A Lei 7811, de 29 de dezembro de 1983, transformou o Detran em autarquia.