Passarela para pedestres é inaugurada em Maringá 09/05/2008 - 16:40

O diretor geral do Detran/PR, coronel David Antonio Pancotti, participou hoje, em Maringá, da solenidade de entrega da passarela da avenida Colombo em frente ao Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro. A passarela é uma das obras mais importantes na segurança dos moradores da região do Parque de Exposições.

O trecho urbano da BR 376, com duas pistas em cada sentido, é um dos pontos mais perigosos para a travessia dos pedestres. Especialmente no local onde foi instalada a passarela, ligando uma grande região residencial a um dos principais centros comerciais de Maringá.

A obra é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Maringá e o Governo do Estado por meio do Detran/PR. O investimento total foi de R$ 505.375,08, sendo R$ 250 mil repassados pelo Estado e o restante do município. A passarela tem seis metros de altura e 35 de extensão e é protegida por grandes de segurança.

Nos primeiros dias de funcionamento, especialmente durante a realização da Expoingá, agentes de trânsito e da Secretaria dos Transportes vão orientar os pedestres a utilizarem a passarela. Um alambrado instalado no canteiro central no trecho também vai impedir a travessia de pedestres pelas pistas da avenida.

ATROPELAMENTOS – Na solenidade, Pancotti, que representou o governador Roberto Requião, disse que a autarquia está investindo muito na prevenção dos acidentes de trânsito. Além das atividades rotineiras de educação para o trânsito, o órgão mantém convênio com vários municípios para a melhoria da sinalização e segurança viária.

“Estamos consolidando hoje a parceria com a Prefeitura de Maringá, que tinha parte de sua população ameaçada constantemente pelo risco de atropelamento ao atravessar esta rodovia”, disse Pancotti. O diretor geral do Detran/PR lembrou que, só no ano passado, foram registrados 901 atropelamentos nas rodovias federais e estaduais que cortam o Estado.

“Não podemos mais conviver com a violência no trânsito, afirmou Pancotti. Para ele, os investimentos na construção de passarelas e recuperação de rodovias é prioridade do governo.

CUSTOS – Pancotti lembrou que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulgou uma pesquisa em que aponta que os acidentes com mortos obtiveram um custo médio de R$ 475 mil. Este custo inclui os danos materiais, médicos-hospitalares, congestionamento, operação do sistema de atendimento, funerais, seguros, processos judiciais e os rendimentos futuros.

Levando-se em consideração este valor calculado para 2004, e sem sequer fazer as correções monetárias devidas, o Paraná teve um custo total aproximado de 774,725 milhões de reais, com as 1.631 vítimas fatais em acidentes de trânsito, em 2005.

No ano seguinte, em 2006, a frota cresceu, entretanto, o trânsito matou um menor número de pessoas, cerca de 5,58%. Traduzindo em custo, isto significa uma economia R$ 43,225.

“As obras são necessárias, mas lembremos ainda que um trânsito seguro se faz com pessoas conscientes de suas responsabilidades e aptas ao volante, perfeitamente avaliadas nos exames promovidos pelos órgãos de trânsito, quando da primeira habilitação e nas subseqüentes renovações”, disse Pancotti.

O prefeito Silvio Barros, deputados e outras autoridades locais também participaram da inauguração.

41 3361 - 1001
41 3361 - 1343