Paraná prepara ações para Semana Nacional de Trânsito 16/09/2011 - 16:40

Entre os dias 18 e 25 deste mês, em todo o Brasil, será comemorada a Semana Nacional de Trânsito. No Paraná, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Rodoviária e prefeituras preparam uma série de ações educativas para alertar a sociedade das pequenas atitudes que podem salvar vidas e melhorar a qualidade do tráfego nas cidades. O tema das abordagens, dentro da Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para acontecer até 2020, será “Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”.

Uma das metas da Semana é iniciar um processo de conscientização, que deve ser contínuo e mantido ao longo dos anos. “As ações comemorativas são a mobilização inicial, mas é preciso que os órgãos de trânsito tenham um programa de educação permanente, com metas definidas de atuação e resposta para reduzir o número de infrações e acidentes”, diz o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Segundo ele, o Governo do Paraná vai retomar os investimentos em ações educativas, focadas principalmente nas crianças e jovens. “Temos um projeto de médio e longo prazo que envolverá também a iniciativa privada. Queremos que as campanhas sejam mais dinâmicas e interativas, com a participação de toda a sociedade”, afirma.

Dados do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), diretorias municipais de trânsito, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, compilados pelo Detran, mostram que o número de acidentes de trânsito voltou a crescer no Paraná em 2010: saltou de 41,3 mil em 2009 para 43,8 mil no ano passado - um aumento de 6%. Os acidentes envolvendo automóveis, ônibus, caminhões e motos fizeram 56 mil feridos e mais de 2 mil vítimas fatais.

CIDADES - Gincanas educativas, exposição de veículos acidentados, passeio ciclístico, caminhadas, debates sobre trânsito seguro, “dia sem carro”, simulação de atendimento a acidentes de trânsito e teatro educativo para crianças, são apenas algumas das várias atividades realizadas nos municípios durante toda a semana.

O Detran fará blitz educativa em parceria com a Polícia Militar e demais órgãos municipais de trânsito nas principais vias de Assaí, Assis Chateaubriand, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Capanema, Castro, Cianorte, Clevelândia, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Oeste, Dois Vizinhos, Engenheiro Beltrão e Goioerê.

Eventos semelhantes acontecem também em Guaraniaçu, Guarapuava, Ibaiti, Ibiporã, Iporã, Jacarezinho, Lapa, Laranjeiras do Sul, Loanda, Mandaguari, Mangueirinha, Maringá, Matelândia, Medianeira, Nova Esperança, Palmas, Palotina, Paranavaí, Pitanga, Rolândia, Rio Negro, Santa Helena, Siqueira Campos, Telêmaco Borba, Terra Boa, Toledo e Ubiratã.

Em Curitiba, a Urbs, em parceria com o Detran, Diretran, BPTran e Associação Brasileira de Ortopedia, preparou ações voltadas a pedestres e motociclistas. No domingo (18), o lançamento das atividades acontece na feira de artesanato do Largo da Ordem. Durante toda a semana, serão feitas abordagens em diversos bairros da Capital, nas ruas e vias com o maior índice de atropelamento e acidentes.

PALESTRAS -
O departamento promoverá atividades nas escolas de ensino médio e fundamental para conscientizar os alunos sobre a importância de um trânsito mais seguro. As palestras contarão com apresentação de vídeos, distribuição de material educativo, brincadeiras e joguinhos para as crianças.

Serão visitadas escolas municipais e estaduais em Apucarana, Bandeirantes, Cruzeiro do Oeste, Coronel Vivida, Goioerê, Guaíra, Guarapuava, Icaraíma, Imbituva, Jandaia do Sul, Mandaguari, Matelândia, Medianeira, Nova Aurora, Nova Londrina, Palmas, Palotina, Pitanga, Porecatu, Quedas do Iguaçu, Siqueira Campos, Terra Boa, Toledo e Ubiratã.

MOTORISTAS -
A distribuição de materiais educativos com orientações sobre regras gerais de circulação de pedestres, automóveis, motociclistas e ciclistas, além de orientações em caso de acidentes e uso correto da cadeirinha, será o foco das ações em Arapongas, Cambará, Cambé, Castro, Cianorte, Clevelândia, Coronel Vivida, Guaíra, Icaraíma, Imbituva, Jaguariaíva, Jandaia do Sul, Joaquim Távora, Pitanga e Wenceslau Braz.