Paraná inicia atividades da Semana Nacional de Trânsito 19/09/2011 - 15:50

Atividades educativas em diferentes regiões do Paraná abriram a Semana Nacional de Trânsito neste domingo (18). Com o tema “Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, o evento conta com diversas ações educativas promovidas pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), Polícia Rodoviária, prefeituras, entre outros órgãos. “Um dos objetivos é iniciar um processo de conscientização contínuo para alertar a sociedade de que a melhoria da qualidade do trânsito depende também de pequenos compromissos”, o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Em Curitiba, uma abordagem educativa com os pedestres deu início aos trabalhos de conscientização. A ação aconteceu na feira de artesanato do Largo da Ordem, com a distribuição de material informativo e esclarecimentos sobre o trânsito. As atividades foram realizadas em parceria entre Urbs, Diretran, Detran e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

“Uma atitude simples, que pode melhorar muito o trânsito, é o motorista respeitar quem está atravessando na faixa de pedestre. Assim como quem está a pé fazer a travessia no local correto”, disse o diretor-regional da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia no Paraná, Renato Raad. À tarde, uma blitz educativa foi realizada pelo BPTran, em Santa Felicidade. Os motoristas que passaram pelo portal do bairro receberam orientações sobre a Lei Seca.

Em Paranaguá, o lançamento da Semana Nacional de Trânsito foi marcado por um passeio ciclístico. A quarta edição do evento teve concentração na Praça 29 de Julho e contou com a participação de cerca de mil pessoas.

No município de Campo Mourão as atividades começaram com uma palestra sobre “Municipalização e Estacionamento Rotativo”, organizada pelo órgão municipal de trânsito (Diretran). Até o próximo domingo (25), serão realizadas blitzes e uma série de palestras sobre assuntos que influenciam no cotidiano do tráfego.

Em Londrina, o lançamento da Semana será nesta segunda-feira (19), com programação voltada principalmente para as crianças. As apresentações infantis começam a partir das 14 horas, na Praça da Bandeira.

A programação em Foz do Iguaçu inclui blitzes educativas, cine debate e palestras. Na sede do Sest/Senat, até às 17 horas de hoje, acontece exposição da Polícia Rodoviária Federal e do Siate, sobre acidentes.

Nas demais regiões do estado, durante toda a semana, acontecerão atividades como gincanas educativas, exposição de veículos acidentados, caminhadas, debates sobre trânsito seguro, “dia sem carro”, simulação de atendimento a acidentes de trânsito, teatro educativo para crianças, além de blitzes, palestras em escolas e a distribuição de materiais educativos.