Número de acidentes de trânsito envolvendo crianças reduziu 8% em 2010 26/04/2011 - 10:40

O número de acidentes de trânsito envolvendo crianças caiu 8% nas estradas e vias paranaenses, na comparação entre 2009 e 2010. Apesar da queda, os dados preocupam o Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran). Nos cerca de 43,8 mil acidentes registrados no Estado, durante todo o ano passado, 2,6 mil feridos e 58 mortos tinham entre 0 e 12 anos.

Segundo um estudo da organização não-governamental Criança Segura, baseado em indicadores do Sistema Único de Saúde (Datasus) de 2008, cerca de 83% das crianças de Curitiba são transportadas de forma errada e que 8% delas com menos de 10 anos são conduzidas no banco da frente e sem cinto de segurança.

“O Governo do Paraná deve manter campanhas educativas continuas para conscientizar os pais e responsáveis sobre a importância do uso do cinto de segurança, bebê conforto e cadeirinhas. Respeitar e cumprir as normas para o transporte seguro dos menores é fundamental para salvar vidas”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Em vigor desde setembro de 2010, a resolução 352 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), regulamenta que crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas em bebê conforto, crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas de segurança e de quatro a sete anos e seis meses em assentos de elevação.

A infração para quem não cumprir a norma é considerada gravíssima, no valor de R$ 191,54, com 7 pontos na carteira. Como medida administrativa, o veículo é retido até que a irregularidade seja sanada.

OFICINA: Na segunda e terça-feira (25 e 26), das 8 horas às 17 horas, acontece a oficina “Prevenção de acidentes com crianças”, no Museu Municipal Atílio Rocco, em São Jose dos Pinhais. O Detran Paraná é uma das entidades participantes e participará do debate sobre trânsito.

Assessoria de Comunicação Social