Novos órgãos do Estado e sindicatos aderem à campanha pela carteira assinada 14/02/2008 - 10:04

Foi lançada nesta quarta-feira (13) a nova fase da Campanha do Governo Estadual, “Trabalho sem carteira assinada não é legal”. O foco será nos trabalhadores motoboy-motofrete. O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, e o diretor-geral do Detran/PR, coronel David Antônio Pancotti, apresentaram o programa para a imprensa, e uma comissão foi formada para planejar e executar as próximas ações, que serão coordenadas pela Secretaria do Trabalho e pelo Departamento Estadual de Trânsito.

Fazem parte da comissão: a Secretaria da Saúde, a Polícia Militar, a URBS, a Delegacia Regional do Trabalho, a Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran), a Central Única dos Trabalhadores, a Força Sindical, o Sindicato dos trabalhadores motoboys e o Sindicato Patronal das empresas de motofrete. O grupo deve apresentar as principais ações dentro de 20 dias.

Para o secretário Nelson Garcia, a parceria com o Departamento de Trânsito e as demais parcerias que devem ser firmadas em breve vão fazer com que a campanha se torne o maior projeto de conscientização pela carteira de trabalho do Brasil. “A iniciativa da Secretaria e do governador Roberto Requião é inédita e deve alcançar empregados e empregadores de todas as cidades do Paraná. Temos o apoio dos movimentos sindicais, da classe empresarial, de diversas e importantes entidades do estado e agora contamos com a ajuda do Detran. Novas parcerias vão surgir e a campanha vai crescer ainda mais”, comentou ele.

A escolha pela categoria dos motoboys se deu pelo grande número de acidentes envolvendo estes trabalhadores, que sem registro em carteira não recebem nenhum tipo de benefício por acidente de trabalho.

Para Pancotti, somente em Curitiba, os motociclistas são responsáveis pela metade dos acidentes de trânsito. “De 6.494 acidentes registrados na capital de janeiro a outubro do ano passado, cerca 3.193 envolviam motocicletas, com 2.551 motociclistas feridos e 30 mortos”, afirma.

“Este governo é comprometido com a vida e o Detran não vai economizar esforços e recursos para mudar este quadro dramático que atinge principalmente os trabalhadores”, disse Pancotti. De acordo com o diretor do Detran/PR, a carteira assinada é o primeiro passo para ampliar a ação do Departamento de Trânsito junto aos motoboys. “Vamos procurar as empresas para desenvolver cursos na área de direção defensiva e para isso precisamos que o motoboy esteja com registro em carteira”, afirmou Pancotti.

De acordo com Garcia, a campanha da Secretaria direciona suas ações à categoria neste primeiro semestre e deve alcançar em breve os trabalhadores da construção civil, empregados domésticos e trabalhadores da agricultura. As ações para combater o problema começam no mês que vem em Curitiba e devem continuar nas principais cidades do estado.

A ação inicial da Secretaria, junto com o Detran e a Policia Militar do Paraná, será a abordagem e a entrega de material explicativo durante blitz nas principais vias da cidade. Além de falar sobre a carteira de trabalho os agentes vão oferecer orientação sobre educação no trânsito e realizar uma pesquisa para mapeamento da real situação do trabalho formal entre os motoboys. Além disso, junto com as correspondências do Detran serão enviadas pequenas cartilhas sobre segurança e educação no trânsito e a importância do trabalho registrado.

Assessoria de Imprensa Detran/PR