Nova Esperança investe em campanha de Educação no Trânsito 20/03/2008 - 11:20

A cidade de Nova Esperança, região norte central do Paraná há aproximadamente 387km da capital e sede da 18ª Ciretran, é pólo abrangente dos mais de dez municípios da área e começa a enfrentar dificuldades no tráfego local. A constatação feita pelo Conselho Comunitário de Segurança, deu ensejo a campanha denominada Educação no Trânsito - O direito de ir e vir é um direito de todos. O objetivo é abranger o maior número de veículos, motociclistas e ciclistas da cidade e região, isto porque um elevado percentual do movimento urbano vem dos municípios vizinhos que se dirigem a Nova Esperança. Com o desenvolvimento do pólo industrial na cidade um número expressivo de ciclistas e motociclistas incorporou-se ao já agitado tráfego, que no mês de fevereiro a frota do município chegou a 10.691 veículos com cerca de 30 mil habitantes, ocasionando acidentes e criando situações de risco para os motoristas e pedestres.

Os membros do Conselho, formado por empresários, políticos, promotores de justiça, Polícia Militar, profissionais liberais e Ciretran elaboraram uma estratégia de campanha que irá, gradativamente, atingir todos os setores da sociedade novaesperancense. No último sábado (15), a campanha foi às ruas e com o auxílio de faixas, carros de som, cartazes e panfletos atingiu uma média de três mil veículos além de 1.200 motociclistas e ciclistas. O chefe da 18ª Ciretran Bilbatson Bueno afirma que será dada uma continuidade ao projeto. “No início da próxima semana o Conselho Comunitário de Segurança vai ser reunir na Ciretran para redefinir a continuação da campanha, uma vez que a expectativa inicial foi muito superada e a aceitação da comunidade nos obriga a uma reformulação da estratégia”, ressalta. Ele afirmou que será mantida a programação de visitas às escolas e parque industrial. Bilbatson destacou ainda que “o apoio que vem sendo dado pela imprensa local também enriquece a campanha, tornando-a acessível a todas as camadas.”

O chefe da Ciretran juntamente com os funcionários Daniel Malheiros, José Willian e Jorge Leoni visitaram 90% dos estabelecimentos comerciais das principais avenidas da cidade, contactando empresários, funcionários e clientes, distribuindo o material da campanha, ouvindo sugestões e levantando as dificuldades dos cidadãos em relação ao trânsito local. Depois dos feriados de Páscoa a campanha retorna com palestras e atividades que abrangerão todas as escolas do município, cursinhos e faculdade, além das empresas do Parque Industrial. O trabalho estará sob a responsabilidade da 18ª Ciretran por meio das psicólogas, funcionários e membros da Polícia Militar. O apoio é da Coordenação de Educação para o Trânsito (COET) do Detran/PR.

Assessoria de Imprensa