Motoristas e pedestres são os responsáveis pelos principais problemas de trânsito nas cidades 05/07/2005 - 08:40

Pesquisa Mutirão pela Vida completa um mês, com a participação de 1.686 cidadãos

Desrespeito as regras de segurança no trânsito, excesso de velocidade dos motoristas e má conservação das ruas. Esses são os principais problemas de trânsito na maioria das cidades paranaenses. Isso que indica a consulta popular Mutirão pela Vida lançada há um mês pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR).

"Entre os principais problemas apontados pela população, apenas um é de competência do poder público municipal, responsável pela conservação das ruas. Os dois problemas com maior incidência são o desrespeito as leis e o excesso de velocidade, de responsabilidade dos motoristas. Isso indica a necessidade urgente de uma mudança de comportamento e da interiorização das leis em cada indivi­duo", analisa o diretor geral do Detran/PR, Marcelo Almeida.

A consulta popular Mutirão pela Vida, que tem como mote Você ajudando a melhorar o trânsito em sua cidade, estão sendo realizada nas 98 Ciretrans do interior e na sede e no Posto Central do Detran/PR em Curitiba. No primeiro mês de pesquisa, 1.686 pessoas preencheram os formulários de votação.

Cada participante da pesquisa assinala quais são, na sua opinião, os três principais problemas de trânsito em sua cidade. Os problemas mais apontados foram os seguintes: desrespeito as regras de segurança no trânsito (1.000 votos); excesso de velocidade dos motoristas (888 votos); má conservação das ruas (772 votos); falta de cuidado dos pedestres (687 votos); e falta de sinalização nas ruas (575 votos).

Marcelo Almeida destaca que esse diagnóstico está sendo feito pelos próprios motoristas, já que 69,45% dos participantes da pesquisa são habilitados. Os motoristas sabem que o principal problema está no seu próprio comportamento. Entretanto, há uma inércia em mudar. E esse é o nosso grande desafio, afirma.

Dois dos cinco principais problemas do trânsito nas cidades do Estado, de acordo com a pesquisa, já estão sendo alvo de acusações do Detran/PR, que está investindo em projetos de recuperação das estradas paranaenses e na melhoria da sinalização viária em vários municí­pios. Além de cuidar da infra-estrutura, respeitando as competências municipais, estamos investindo muito em Educação para sensibilizar os dois principais responsáveis pelos problemas apontados pela pesquisa, que são os motoristas e pedestres. Mas precisamos de parcerias para criar uma nova cultura no trânsito do Paraná, observa Almeida.

Entre as cidades que tiveram maior participação no primeiro mês da consulta popular Mutirão pela Vida, destaques para Curitiba (279 votantes), Apucarana (161), Cruzeiro do Oeste (67), Lapa (66), Santa Helena (65) e Castro (53).

A pesquisa continua sendo realizada. Para participar, basta o cidadão preencher a cédula e depositar nas urnas instaladas nas sedes do Detran/PR e das Ciretrans. Informações também podem ser obtidas junto a Central de Atendimento ao Cidadão do Detran/PR por meio do telefone 0800 643 7373.