Moradores do Litoral poderão fazer primeira habilitação em Guaratuba 05/08/2011 - 10:46

A Circunscrição Regional de Trânsito de Guaratuba – 99ª Ciretran, no Litoral do Paraná, passará a oferecer exames práticos e teóricos de direção para candidatos interessados em obter a primeira habilitação. Com os novos serviços, os moradores dos municípios litorâneos terão mais comodidade e facilidade para fazer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Atualmente, os exames na região só são realizados em Paranaguá, a cerca de 53 quilômetros.

Uma equipe de técnicos do Detran Paraná deve iniciar já na próxima semana o estudo que determinará o local dos testes de rua, para dar início ao projeto o mais rápido possível.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (4) pelo diretor-geral do Departamento, Marcos Traad, em reunião com a prefeita de Guaratuba, Evani Justus.

“A nossa meta, com base em uma orientação do governador Beto Richa, é facilitar a vida das pessoas, garantir maior conforto e levar o Detran para mais perto da comunidade. Atender os motoristas na cidade significa diminuir distâncias, dividir a demanda e descentralizar o atendimento”, disse Traad.

Hoje a Ciretran de Guaratuba oferece os serviços de emissão e renovação da CNH definitiva, segunda via da CNH, emissão da Permissão Internacional de Dirigir, transferência de veículos, primeiro emplacamento e demais certidões. A unidade fica na Rua 29 de abril, 202.

A expectativa agora é atender, além dos moradores de Guaratuba, motoristas de Matinhos/Caiobá e Pontal do Paraná. “É muito mais fácil o deslocamento entre estes balneários. Assim, devemos diminuir a procura pela primeira habilitação em Paranaguá e, em consequência, reduzir o tempo de espera e melhorar a qualidade dos serviços prestados nos dois municípios. Ou seja, é beneficiado quem está mais perto de Guaratuba e também quem está mais próximo de Paranaguá”, avalia o chefe da 99 ª Ciretran, Eneas Marcondes.

NOVA SEDE – A construção de uma nova sede para a unidade do Detran na cidade também foi discutida durante o encontro. Traad entregou à prefeita um projeto padrão, que deve servir de base para um futuro prédio, construído em terreno já oferecido pelo município.

“Entendemos que esta parceria representa um avanço para todo o Litoral e permite a realização de programas educativos, ampliação de serviços e atendimento, não só para os habitantes da região, mas para os motoristas que vêm passar o final de semana e também aos turistas que nos visitam durante a temporada”, disse a prefeita Evani Justus.