Missa lembra vítimas de acidentes de trânsito 17/11/2008 - 09:00

O arcebispo Dom Moacyr José Vitti celebrou na manhã deste domingo (16), na Catedral Basílica de Curitiba, missa em memória das vítimas de acidente de trânsito. Nesta data, no terceiro domingo de novembro, além da lembrança das vítimas, acontecem no mundo todo manifestações de alerta contra os acidentes de trânsito. Centenas de católicos acompanharam a missa, que teve a presença do secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin, e do diretor-geral do Detran/PR, coronel David Antonio Pancotti.

De acordo com Pancotti, no primeiro semestre deste ano, 22.265 pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito no Paraná, sendo que, dessas, 839 morreram no local do acidente. “Os acidentes têm reflexos emocionais, sociais e econômicos. Estima-se que para cada morte no trânsito quatro pessoas fiquem com seqüelas e duas inválidas”, disse Paconti. “No ano passado, registramos 35 mil mortos em acidentes de trânsito no Brasil, a um custo de R$ 30 bilhões, dinheiro que poderia estar sendo usado na melhoria de vida de nossa população”, apontou o diretor do Detran/PR, dirigindo-se aos presentes na missa.

Na homilia, Dom Moacyr lembrou as vítimas de acidentes de trânsito. “Precisamos nos conscientizar deste problema tão sério em nosso dia-a-dia e que, infelizmente, está presente em nossas vidas”, afirmou o arcebispo. “É preciso lembrar que muitos dos acidentes são provocados pela droga e pela bebida, por isso o chamado para que sejamos prudentes e atentos na garantia de nosso bem-estar e de nossos irmãos.”

PARENTES – Acompanhada pela família, a advogada Camila Gaeski estava na missa rezando pela irmã, Bruna, que faleceu recentemente num acidente em Santa Catarina. “Temos que nos conscientizar que o trânsito mata mais no Brasil do que quaisquer outras tragédias naturais”, disse Camila. Depois do acidente que matou sua irmã, a advogada conta que resolveu fundar uma Organização não Governamental (ONG) para orientar os familiares que perdem seus entes queridos em acidentes de trânsito. “É um momento traumático e as pessoas precisam de orientações, principalmente no campo jurídico. O Instituto Dias Melhores está aqui para dar conforto a essas pessoas e também ajudá-las”, afirmou Camila.

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS – O secretário Gilberto Martin aproveitou o momento para falar da importância das doações de órgãos. “Embora o Ministério da Saúde já tenha considerado o Paraná o segundo Estado em transplantes, é importante que as pessoas saibam que ainda há muito para fazer, são entre duas e três mil pessoas aguardando a doação de órgãos em nosso estado”, disse. “Outro apelo que faço é que cada um de nós doe os órgãos ainda em vida e comunique essa decisão aos parentes e amigos próximos. Este é um gesto de grandeza e que marca a nossa solidariedade com o próximo”, completou Martin.

MORTOS – O número de acidentes de trânsito com vítimas aumentou 6,83% no Paraná e 4,13% em Curitiba no primeiro semestre de 2008, o número de mortos no local do acidente aumentou 8,96% no Estado e 11,90% na Capital, no mesmo período.

Confira aqui os dados estatísticos

Informações para a Imprensa