Major assume comando do Batalhão de Polícia de Trânsito de Curitiba 18/06/2012 - 12:40

Na manhã desta segunda-feira (18), o Coronel Loemir Mattos de Souza passou o comando do Batalhão de Polícia de Trânsito de Curitiba (BPTran) para o Major Valterlei Mattos de Souza. A solenidade, prevista para acontecer na sede do BPTran, foi transferida para o auditório do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) em decorrência do mau tempo.

Coronel Mattos, que desde setembro de 2009 estava na direção do órgão, deixa o cargo com histórico positivo de ações realizadas em sua gestão. Dentre elas, destacam-se várias operações policiais, em parceria com o Detran/PR, como Operação Centavos, que utilizou a base de dados do departamento para retirada de circulação de veículos com elevado valor de dívidas e a Operação Lei Seca que, com blitzes pelas ruas de Curitiba, fiscalizou e orientou motoristas da capital do estado.

Neste período, o BPTran também fortaleceu a integração com diversos órgãos de trânsito e lançou o Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu). O sistema possibilita o registro de acidentes sem vítimas em Curitiba pela internet. Atualmente, cerca de 70% dos registros são realizados por meio do Bateu. “O próximo passo é levar este sistema online, que poupa tempo e evita deslocamentos desnecessários, para todo o Paraná”, explica o Coronel Loemir Mattos de Souza.

Autoridades de diversos órgãos com atividades relacionadas ao trânsito compareceram ao evento solene. O Coronel assumirá novas funções na corporação da Polícia Militar.

O novo comandante, Major Mattos, é curitibano, pós-graduado em segurança pública, e com grande experiência profissional na área.