Leilões do Detran arrecadam mais de R$ 8 milhões no ano 11/12/2009 - 13:50

O Detran/PR arrecadou neste ano cerca de R$ 8,3 milhões nos leilões de carros apreendidos. Foram três leilões de sucata e três de circulação, somando 10 mil veículos dos pátios do Detran/PR e dos veículos doados pela Receita Federal.

Nesta quinta-feira (10), em Foz do Iguaçu, aconteceu o sexto e último leilão de 2009. Cerca de 1.805 veículos apreendidos em várias cidades do interior do estado foram leiloados em condições de sucata, sem documentos e para fins exclusivos de reaproveitamento de peças e latarias.

Os valores arrecadados nos leilões servem para cobrir débitos dos veículos, como multas de trânsito, impostos e remoções. Em alguns casos o débito é inferior ao valor do arremate. Assim, após a quitação dos débitos, a diferença é repassada ao antigo proprietário do veículo.

O presidente da Comissão de Leilão do Detran/PR, Valmir Antonio Moreschi, explica a importância desses leilões “O objetivo é regularizar a situação dos veículos e encontrar uma solução para os carros que ficam parados em todos os pátios do Detran”. Moreschi complementa que, somente este ano, dos 18 mil veículos que estavam parados nos pátios, 10 mil foram vendidos em leilão.

Moreschi reforça que, mesmo com a saída desses veículos, os pátios não chegam a ficar vazios, pois na medida em que os carros são leiloados a fiscalização é intensificada, fazendo com que mais veículos fiquem parados nos pátios.

O proprietário de comércio de peças Luiz Altevir Simioni participa regularmente dos leilões promovidos pelo Detran/PR. “Participo dos leilões desde o início, acho que é uma boa iniciativa, pois é feito um reaproveitamento das peças e ao mesmo tempo despolui a cidade”, afirma.

O empresário Sergio Doneda também tem uma opinião favorável sobre os leilões. “É muito importante porque gera lucro para nós e recursos para o estado. Os leilões são nossa fonte de renda, e é seguro, pois sabemos a procedência dos veículos”, complementa.

A Comissão de Leilão do Detran/PR planeja realizar em 2010 no mínimo oito grandes leilões, sendo cinco de circulação e três de sucata.

Assessoria de Imprensa