Investigações na Ciretran em Marechal Cândido Rondon continuam 07/10/2008 - 16:30

No final de junho deste ano foram encontradas irregularidade na 35° Ciretran em Marechal Cândido Rondon. Na ocasião uma equipe de auditores da Coordenadoria de Inspeção e Auditagem (COIA) foi deslocada até a unidade para apurar todas as denúncias envolvendo funcionários da Ciretran em um esquema fraudulento de registro de veículos. Após a análise de cerca de 22 mil processos, foi constatado que eram utilizadas documentação pessoal furtadas ou extraviadas para efetuar transferência de veículos para o nome de “laranjas inconscientes” com o intuito de dificultar e mascarar os verdadeiros proprietários de veículos que eram utilizados para fins ilícitos.

Além dos trabalhos na Ciretran, foram feitas inspeções em escritórios de despachantes jurisdicionados à unidade. Foram encontrados documentos de uso exclusivo do Detran/PR, o que para o coordenador da COIA, César Vicente, deixa a certeza de que eles foram fornecidos por funcionários da Ciretran.

Dois funcionários da unidade foram presos juntamente com despachantes da região e outras pessoas que faziam parte do esquema, sendo que alguns ainda permanecem presos à disposição da justiça.

As investigações na 35° Ciretran em Marechal Cândido Rondon continuam. A auditoria iniciada nesta unidade estendeu-se a outros despachantes, e segundo César Vicente “novos fatos podem e sempre irão surgir quando as investigações estão em andamento”.

Assessoria de Imprensa