Investigações geram bloqueios e suspensões em CFCs 16/04/2010 - 11:50

O Detran/PR, após verificar um elevado número de transferência de processos de habilitação, dos municípios da Região de Londrina para 87ª Ciretran em Sertaneja, abriu um procedimento administrativo para apurar diversas irregularidades. A Coordenadoria de Inspeção e Auditagem do Detran (COIA) iniciou uma investigação em novembro de 2009, que constatou um esquema de facilitação, nessa Ciretran, nos exames para tirar a carteira motorista.

Foi apurada a participação de duas autoescolas do município, os CFCs Campos e Sertaneja, que já tiveram suas credenciais bloqueadas junto ao Detran. Também foi verificado o envolvimento direto de dois funcionários da Ciretran. Depois de finalizado, o que se pretende ainda essa semana, o processo será encaminhado a Ouvidoria Geral do Estado para determinar as providências administrativas, conforme exige a legislação. Além disso, as conclusões serão encaminhadas ao Ministério Público e Delegacia de Polícia local para devidas providências civis e criminais.

SUSPENSÃO - O Detran/PR, suspendeu por 30 dias o Centro de Formação de Condutores “Authêntica LTDA”, localizado no município de Colombo. Foram suspensos também os diretores que à época dos fatos atuavam no estabelecimento. A penalidade foi aplicada após fiscalização da Controladoria Regional de Trânsito do Detran/PR (CRT), que apurou deficiência técnico-didática, atos de improbidade contra a fé pública, adulterações de assinaturas de aluno do CFC, negligência por parte dos Diretores nas atividades que lhes são pertinentes. Com relação às adulterações existe ainda a participação de uma auxiliar administrativa que atuava no Centro.

Está sendo encaminhada cópia deste processo a autoridade policial e ao Ministério Público para que sejam tomadas as providências necessárias e cabíveis pelos órgãos competentes.

Caso haja a comprovação que os candidatos participaram de algum tipo de fraude, os respectivos processos de habilitação serão cancelados e os alunos responderão criminalmente pelos delitos cometidos.

Os processos agendados dos candidatos desse CFC, foram automaticamente paralisados, já que estão vinculados ao Centro de Formação de Condutores punido. Os candidatos que tenham pressa em concluir os seus processos poderão procurar outra autoescola ou aguardar o retorno das atividades.

Assessoria de Imprensa