Integração entre Detran e Celepar agilizará atendimento a motoristas 08/04/2011 - 09:12

A maior integração entre o (Detran) e a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) deve agilizar o atendimento aos motoristas, despachantes, auto-escolas e demais usuários dos serviços de trânsito no Estado. Técnicos e funcionários dos dois órgãos fazem o levantamento de medidas urgentes, para solucionar problemas antigos, além de planejar ações futuras que melhorem o relacionamento e os serviços nas áreas de habilitação e veículos.

Nesta quinta-feira (7), a equipe do Celepar esteve na sede do Detran-PR em Curitiba e acompanhou os procedimentos informatizados que são realizados na Central de Relacionamento com o Cliente, no setor de despachantes e na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da Capital, que atende cerca de 1.000 pessoas todos os dias.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, a parceria segue uma orientação do governador Beto Richa de modernizar os serviços públicos estaduais. “O objetivo é garantir aos paranaenses um atendimento mais simples e rápido, melhorar a qualidade e tornar mais eficiente os procedimentos públicos, com menos burocracia”, destaca ele.

“Em conjunto o Celepar, o Detran vai ampliar o número de serviços disponíveis pela internet e reduzir o uso de papel. Queremos diminuir filas e evitar deslocamentos e gastos desnecessários”, completa Traad. Em fevereiro, o Governo do Paraná lançou um portal específico para aparelhos celulares com capacidade de acesso à internet. O m.pr.gov.br permite consultar multas, pontuação na carteira de motorista e, até mesmo, pagamento de IPVA.

FACILIDADES – O Detran planeja implantar nos próximos meses a emissão de segunda via da carteira de habilitação e o registro de licenciamento de veículo através da rede mundial de computadores. Com isso, será possível abrir e concluir o processo online, realizar o pagamento no site do banco e, por fim, receber o documento em casa, via Correios.

O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, adiantou que estas serão apenas algumas das facilidades que devem ser trabalhadas para melhorar o atendimento do Detran. “Melhorias operacionais e de sistemas de tecnologia de informação, estão sendo mapeadas e serão colocadas em prática”, ressaltou Leite.

A criação do Centro Integrado de Informações Estratégicas também deve contribuir para o planejamento, em médio e longo prazo, de ações de educação para o trânsito, controle de gastos e redução de custos no departamento. A idéia do Centro é formar uma base única de dados, que auxiliem o planejamento e tomada de decisões dos gestores públicos.