Goiás e Piauí usam serviços do Detran-PR como modelo 20/04/2011 - 14:10

Representantes dos Departamentos de Trânsito de Goiás e do Piauí visitaram nesta semana a sede do Detran paranaense, em Curitiba, para conhecer a estrutura organizacional e os sistemas operacionais desenvolvidos em parceria com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar). “O Departamento paranaense é referência em questões administrativas e em tecnologia”, destacou o diretor administrativo e financeiro do Detran-PR, Mario Augusto Pereira.

Os visitantes viram como é realizada a coleta eletrônica das impressões digitais e visitaram uma autoescola da capital para observar o procedimento de biometria, que desde o início de abril é obrigatório no inicio e ao final das aulas dos cursos especializados. A prova eletrônica, que já é aplicada em todas as regiões do Estado, foi outro ponto de interesse.

De acordo com Cláudia Vilela, gestora de tecnologia e informação do Detran de Goiás, diversos serviços e projetos conhecidos durante a visita serão implantados no departamento goiano. “Nosso foco, além do fortalecimento institucional, é o cidadão. Entendemos que o Paraná tem esta mesma visão e oferece um serviço diferenciado aos seus usuários”, afirmou.

O coordenador de tecnologia do Detran do Piauí, Antônio Fernando Castelo Branco, destacou o sistema de registro de infrações e de leilões usado pelo Detran paranaense. “Com a visita pouparemos o tempo que seria dedicado a pesquisas, pois já acompanhamos o funcionamento na prática”, disse ele, que acompanhou também o processo de credenciamento de clínicas médicas e psicológicas.

Também participaram do grupo visitante o coordenador de Renavam do Detran do Piauí, João da Cruz Souza Neto, e o assessor da presidência do Detran de Goiás, Renato de Faria. O grupo foi acompanhado também pelos coordenadores dos setores de tecnologia da informação, habilitação, veículos e infrações do Detran Paraná.

Assessoria de Comunicação Social