Fiscalização dá continuidade a campanha educativa contra embriaguez ao volante 25/09/2012 - 12:30

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) realizou uma operação bloqueio na madrugada do último sábado (22), na Avenida Bispo Dom José, no bairro Batel, em Curitiba. A blitz de fiscalização tinha como principal objetivo coibir motoristas embriados ao volante. A ação faz parte da continuidade das atividades educativas promovidas pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) que alertam sobre os riscos de beber e dirigir.

“Na primeira etapa da campanha Se Liga no Trânsito em Curitiba, uma equipe de promotores e educadores do Detran foi até os bares mais movimentados da cidade e orientou, principalmente jovens motoristas, sobre os perigos da combinação de álcool e direção. Agora, iniciamos um segundo momento em que os órgãos fiscalizadores vão aplicar as penalidades para os condutores que ainda teimam em dirigir embriagados”, explica o diretor geral do departamento, Marcos Traad.

Durante a campanha educativa houve visitas a bares, com a proposição de jogos interativos aos frequentadores, além da distribuição de panfletos para conscientizar sobre os riscos de dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas. “A parte de prevenção já foi feita. A população vê, dia a dia, no noticiário, os inúmeros acidentes de veículos que acontecem por causa da embriaguez ao volante. Esse é um serviço para reprimir o consumo do álcool de maneira irresponsável”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Cid Vasques, que acompanhou a ação policial.

A operação, comandada pelo segundo-tenente Dênis Viana, terminou com 104 veículos e 197 pessoas abordadas. Foram notificados 37 veículos e 11 foram recolhidos. Três pessoas foram encaminhadas à Delegacia de Delitos de Trânsito por embriaguez. A polícia também encontrou pequena porção de crack com uma um rapaz, que foi encaminhado para o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul). O bairro escolhido concentra grande número de bares e casas noturnas.