Exame Nacional de Instrutores e Examinadores de Trânsito - ENIT/ENET 02/06/2005 - 08:50

Estudar o processo de formação de condutores e propor seu aperfeiçoamento está entre as atribuições previstas nas competências do Departamento Nacional de Trânsito. O DENATRAN, nesse sentido, vem desenvolvendo a criação de um exame em nível nacional com o intuito de avaliar o perfil, o conhecimento técnico e a prática de ensino dos instrutores dos Centros de Formação de Condutores - CFCs. O exame deverá também ser estendido a examinadores dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação.

O Exame Nacional de Instrutores e Examinadores de Trânsito - ENIT/ENET, nesta primeira versão, será realizado no dia 5 de junho de 2005 em 13 capitais: Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luis e São Paulo.

A partir de uma relação cadastral de instrutores e examinadores enviada pelos respectivos Detran, foi selecionada uma amostra de 4.800 instrutores e de 480 examinadores de trânsito. Adotou-se com base em estudo estatístico, um critério de seleção aleatório, de maneira que a amostra possa representar com fidelidade o conjunto dos profissionais.

O ENIT tem por objetivo, primordial, realizar uma pesquisa para conhecer o perfil profissional dos instrutores e examinadores de trânsito. Para tanto, eles serão submetidos a um questionário, por meio do qual serão obtidas informações cadastrais e a uma prova de 50 questões versando sobre os temas tratados por eles em sala de aula, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro - CTB e Resolução do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN Nº 168/04.

Tanto o questionário quanto a prova técnica foram concebidos por equipe técnica especializada sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, que já enviou os convites informando aos instrutores e examinadores selecionados sobre o local de realização dos exames.

• O Exame Nacional de Instrutores e Examinadores de Trânsito - ENIT/ENET, será realizado no dia 5 de junho de 2005, às 08:00 h (horário de Brasília)

• Os candidatos serão submetidos a um questionário, por meio do qual serão obtidas informações cadastrais com 66 questões e a uma prova objetiva de 50 questões, personalizada, contendo o nome de cada participante, objetivamente formuladas para esta finalidade, versando sobre os temas tratados por eles em sala de aula, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB e demais normas pertinentes à formação de condutores;

• A apresentação dos candidatos será da seguinte forma:

- Abertura dos portões às 08:00 h (horário de Brasília);

- Fechamento dos portões às 08h30;

- Avaliação do perfil, a Prova objetiva e o questionário sócio-econômico terão duração de 4 horas;

• O exame não tem caráter reprovatório e sim de estudo e pesquisa;

• A divulgação das Provas Objetivas e dos Gabaritos será a partir das 17:00 h do dia 06 de junho, e ficará a disposição até 24 de junho de 2005, no site:
http://www.concursosfcc.com.br/concursos/denat204/index.html

• O critério de seleção foi feito a partir de uma relação cadastral de 10.700 instrutores e 3.200 examinadores enviada pelos respectivos Detran, foi selecionada uma amostra de 4.800 instrutores e de 480 examinadores de trânsito, o que representa aproximadamente 10% do total de instrutores e examinadores de todo o Brasil. Adotou-se com base em estudo estatístico, um critério de seleção aleatório, de maneira que a amostra possa representar com fidelidade o conjunto dos profissionais;

• Este exame tem como objetivo primordial, realizar uma pesquisa para conhecer o perfil profissional dos instrutores e examinadores de trânsito;

Clique aqui para conhecer os locais e o nome dos instrutores e examinadores selecionados.