Encontro dos Detrans reúne autoridades de todo o país 26/06/2009 - 10:11

Na noite de quarta-feira (24) foi realizada em Foz do Iguaçu, a cerimônia de abertura do 25º Encontro Nacional dos Órgãos Executivos de Trânsito dos Estados e Distrito Federal. Até sexta-feira (26), representantes do Denatran, Contran e outras autoridades vão discutir as propostas de alterações do Código de Trânsito Brasileiro e melhorias no sistema de trânsito nacional.

O diretor geral do Detran/PR David Antonio Pancotti avaliou as medidas tomadas para fortalecer o Departamento como “desmontar o aparato de empresas privadas, acabando com contratos de valores absurdos”. Segundo ele, com os serviços públicos é possível manter taxas de serviço a preços baixos. “Além disso, repassamos ao Estado R$ 500 milhões em recursos, destinados para recuperação de estradas”, afirmou.

O governador Roberto Requião destacou o processo de informatização e alguns projetos que serão implantados para facilitar o atendimento dos usuários do Detran “vamos substituir a prova escrita, que dura cerca de 50 minutos, pela informatizada, pública, que leva 15 minutos, aumentando a velocidade do processo”, disse.

Outras ações foram ressaltadas por Pancotti, como a parceria com a Secretaria da Segurança Pública. “Desenvolvemos várias atividades para punir o mal condutor. Também desenvolvemos programas voltados para a educação no trânsito, que hoje formam professores na Argentina e Paraguai”, comentou.

Também estarão em pauta temas como pontuação por infração e adequação do valor das multas. “Precisamos aperfeiçoar o Código de Trânsito. Algumas normas precisam ser fortalecidas, regulamentadas, e vamos tentar buscar a melhoria no trânsito a partir dessas regulamentações”, disse a presidente da Associação Nacional dos Detrans, Mônica Antony Melo. Ela destacou que as ações promovidas no Brasil, como a Lei Seca, já têm resultados. “Enquanto a Organização Mundial da Saúde aponta que houve crescimento de 1,2 milhão para 1,3 milhão de mortes no trânsito por ano, no Brasil, esse índice se reduz. Isso nos orgulha muito”, comentou Mônica.

O assessor técnico do Denatran, Dilson de Almeida Souza, destacou outras ações – a implementação dos registro nacional de infrações, a coleta e armazenamento de impressões digitais, o número do motor no registro do veículo, a atualização dos exames de sanidade física e mental, a implementação do air bag e de equipamentos de segurança passiva, como o capacete para os motoqueiros e a cadeirinha no banco de trás do carro para as crianças. “Nos últimos 50 anos da história do trânsito, nunca vimos momentos de tantas vitórias, conquistas importantes para a sociedade. E isso só é possível pelo espírito de cooperação e pelo empenho técnico dos Detrans, visando deixar o trânsito mais seguro”, afirmou.

Assessoria de Imprensa