Detran/PR suspende seis autoescolas por irregularidades 15/05/2009 - 09:00

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) suspendeu seis Centros de Formação de Condutores (CFCs – antigas autoescolas) do Estado. Os motivos para a suspensão variam desde o descumprimento de carga horária de cursos obrigatórios, descontrole administrativo, apresentação de comprovantes de residências adulterados, até fraude em documentos.

Em Ponta Grossa, O CFC Direção Malaquias foi suspenso juntamente com sua diretora por utilizar instrutor sem a devida contratação, adulterar a sua carteira profissional e utilizar o documento fraudado para se credenciar junto a Controladoria Regional de Trânsito (CRT). A suspensão vale por 30 dias.

No município de Cidade Gaúcha, a autoescola Triângulo foi suspensa por 30 dias juntamente com seus diretores e também uma instrutora por ministrar um curso itinerante no município de Tapira sem estar credenciada para esta finalidade. Além de ter candidatos em sala de aula que não abriram processo junto ao Detran.

Os CFCs Maninho (matriz e filial) de Francisco Beltrão foram suspensos por 30 dias, juntamente com seus diretores, em virtude do descumprimento da carga horária, problemas administrativos e na apresentação da comprovação de residência.

Em Curitiba, houve a suspensão da autoescola Mercês e seus diretores pelo período de 30 dias. Também estão supsensos dois instrutores. As penalidades foram aplicadas em virtude, principalmente, do descumprimento da carga horária e descontrole administrativo.

Ainda em Curitiba foi suspenso por 30 dias o CFC Cristina e duas de suas diretoras e uma instrutora. As penalidades foram aplicadas pelo descumprimento da carga horária exigida pela legislação vigente.

APURAÇÃO – A apuração das irregularidades inicia-se depois de uma denúncia ou por fiscalização de rotina do Detran. “Dependendo do grau das irregularidades variam as punições e prazos, que podem chegar de uma advertência até o cancelamento da credencial do CFC e dos funcionários”, alerta o coordenador da Controladoria Regional de Trânsito, Herivelto do Carmo.

Os processos agendados dos alunos dessas autoescolas foram automaticamente paralisados, já que estão vinculados aos Centros de Formação de Condutores punidos. Os candidatos caso tenham pressa em concluir os seus processos poderão procurar outro CFC. “As pessoas que tiverem conhecimento de irregularidades ou reclamações de algum Centro de Formação podem encaminhá-las ao Detran”, orienta Carmo.

O Detran/PR salienta que caso haja a comprovação que os candidatos participaram de algum tipo de fraude os mesmos poderão ter seus processos de habilitação cancelados e responder criminalmente pelos delitos cometidos. Os processos em questão serão encaminhados ao Ministério Público para sejam tomas as devidas providências.