Detran/PR suspende mais duas autoescolas 02/06/2010 - 14:00

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) suspendeu mais dois Centros de Formação de Condutores (CFCs – antigas autoescolas) do Estado. Neste ano já foram descredenciados dois CFCs e outros cinco foram suspensos.

O Centro de formação de Condutores Veneto, do município de Curitiba, foi suspenso juntamente com um instrutor, por 20 dias, em virtude de não comprovação do cumprimento de carga horária, por deficiências técnico-didáticas, pelo excesso de alunos em sala de aula e por não orientar corretamente os alunos nas aulas práticas.

O Centro de Formação de Condutores Florença, do município de Iporã, foi suspenso por 15 dias, por várias deficiências técnico didáticas. Os diretores foram suspensos por 30 dias em virtude de não terem cumprido as suas responsabilidades definidas pela legislação vigente e um Instrutor foi suspenso por 10 dias por ministrar aulas fora dos dias autorizados pelo Orgão Executivo de Trânsito do Estado (departamento).

Estão sendo encaminhadas cópias destes processos a autoridade policial e ao Ministério Público para que sejam tomadas as providências necessárias e cabíveis pelos órgãos competentes.

Caso haja a comprovação que os candidatos participaram de algum tipo de fraude, os respectivos processos de habilitação serão cancelados e os alunos responderão criminalmente pelos delitos cometidos.

Os processos agendados dos candidatos desse CFC foram automaticamente paralisados. Os candidatos que tenham pressa em concluir os seus processos poderão procurar outra autoescola ou aguardar o retorno das atividades.

A apuração das irregularidades inicia-se depois de uma denúncia ou por fiscalização de rotina do Detran. “Dependendo do grau das irregularidades variam as punições e prazos, que podem chegar de uma advertência a até o cancelamento da credencial do CFC e dos funcionários”, alerta o coordenador da Controladoria Regional de Trânsito (CRT), Herivelto do Carmo.

Assessoria de Imprensa