Detran/PR suspende duas auto escolas 17/09/2008 - 10:30

A Auto-escola Arco-Íris, do município de Assaí, foi suspensa, juntamente com seus diretores, por 30 dias, em virtude de deficiências técnico-didáticas.

Já a auto-escola Yama, também do município de Assaí, teve o seu curso de renovação desautorizado, a Diretora de Ensino teve o seu acúmulo de função como Instrutora Teórica revogado e ainda foi suspensa por 30 dias, juntamente com seus diretores, e sete instrutores, em virtude do descontrole nas fichas de presença, das aulas teóricas e práticas, deficiência no acompanhamento do aprendizado dos candidatos, deficiências técnico-didáticas e ainda problemas na comprovação de residência dos candidatos matriculados na referida empresa.

O Detran/PR salienta que caso haja a comprovação dos candidatos em fraude os mesmos poderão ter suas habilitações canceladas e responder criminalmente pelos delitos cometidos, os processos em questão serão encaminhados ao Ministério Público para que se tomem as providências necessárias.

A apuração das irregularidades inicia-se depois de uma denúncia ou por fiscalização de rotina do Detran. “Dependendo do grau das irregularidades variam as punições e prazos, que podem chegar de uma advertência até o cancelamento da credencial do CFC e dos funcionários”, alerta o coordenador da Controladoria Regional de Trânsito (CRT), Herivelto do Carmo.

Os processos agendados dos alunos desses CFCs foram automaticamente paralisados, já que estão vinculados ao Centro de Formação. O Detran/PR recomenda que esses alunos esperem as auto-escolas voltarem às atividades normais para darem continuidade ao processo. “As pessoas que tiverem reconhecimento de irregularidade ou reclamações de algum Centro de Formação podem encaminhá-las ao Detran”, orienta Carmo.