Detran/PR suspende cinco Centros de Formação de Condutores e adverte um 15/08/2008 - 17:00

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) suspendeu cinco Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Estado e advertiu um para regularização. Os motivos para a penalização variam entre deficiência de procedimentos técnico-didático, não cumprimento de cargas horárias de cursos obrigatórios, oferecimento de facilidades indevidas e apresentação de comprovantes de residências adulterados.

O Centro de Formação de Condutores Laguna, localizado no município de Terra Boa, foi suspenso juntamente com seus diretores por 30 dias. Três instrutores foram suspensos por 10 dias.

Também situado em Terra Boa, o Centro de Formação de Condutores Taymara F2 foi suspenso por 20 dias, juntamente com a diretora geral. O diretor de ensino da instituição foi suspenso por 25 dias e três instrutores foram penalizados com suspensão de 10 dias.

Em Curitiba, o Centro de Formação de Condutores Classic foi suspenso por um período de 30 dias, assim como o diretor geral e um instrutor.

No Centro de Formação de Condutores Paraná, localizado no município de Nova Londrina, houve punição de 30 dias tanto para a empresa, quanto para o diretor geral. O diretor de ensino que atuava no Centro, Valmor Müller, foi descredenciado.

No município de Nova Fátima, o Centro de Formação de Condutores Nova Fátima, foi suspenso por 15 dias, juntamente com os diretores e três instrutoras.

Já o Centro de Formação de Condutores Alto Paraná, do município de Alto Paraná, foi apenas advertido quanto a irregularidades, juntamente com os diretores e um instrutor.

A apuração das irregularidades inicia-se depois de uma denúncia ou por fiscalização de rotina do Detran. “Dependendo do grau das irregularidades variam as punições e prazos, que podem chegar de uma advertência até o cancelamento da credencial da CFC e dos funcionários”, alerta o coordenador da Controladoria Regional de Trânsito (CRT), Herivelto do Carmo.

Os processos agendados dos alunos desses CFCs foram automaticamente paralisados, já que estão vinculados ao Centro de Formação. O Detran/PR recomenda que esses alunos esperem as auto-escolas voltarem às atividades normais para darem continuidade ao processo. “As pessoas que tiverem reconhecimento de irregularidade ou reclamações de algum Centro de Formação podem encaminhá-las ao Detran”, orienta Carmo.

Assessoria de Imprensa